Mulberry tem uma enorme variedade de propriedades úteis. Suas bagas têm um efeito anti-inflamatório, são usadas para reduzir o inchaço, normalizar a função cardíaca e melhorar a digestão. Mas, como a maioria das plantas, ela precisa de cuidados. Qualquer jardineiro que cultiva amoras em seu jardim sabe que mais cedo ou mais tarde ele será confrontado com a necessidade de vacinar uma árvore. Se você não tiver experiência suficiente, informaremos sobre as regras e técnicas básicas para executar este procedimento.
Por que eles estão meditando?
Hoje, a amoreira é cultivada por muitos jardineiros em toda a Rússia. É uma árvore alta, com crescimento de 12 a 15 m, com uma circunferência média do tronco de 1 a 5 m. É um fígado comprido, que pode atingir a idade de duzentos anos. Além das folhas da amoreira, a madeira também é valorizada e, a partir de seus frutos doces, você pode fazer um grande número de espaços em branco.
A madeira de amoreira não tem dureza inferior à madeira de carvalho e é usada ativamente na indústria. Por exemplo, para a fabricação de instrumentos musicais, móveis e papel estampado.
As razões pelas quais os jardineiros recorrem ao enxerto de amoreira podem ser as seguintes:
- Falta de colheita. Esse é um dos motivos mais comuns para um procedimento de vacinação. Poucas pessoas sabem que a amoreira é uma árvore dióica, ou seja, existem machos que florescem enganosamente, mas não produzem colheitas, e fêmeas cujas flores se transformam em saborosas frutas após a polinização. Se você é dono de amoreira masculina, não se apresse em arrancar uma árvore, cujo cultivo se esforçou muito (lembre-se, a amoreira começa a dar frutos apenas no quinto ano de vida). Para resolver esse problema, basta plantar uma parte aérea feminina de amoreira na árvore "masculina".
- Reduza o tempo de espera das colheitas. Como mencionado acima, a amoreira começa a dar frutos em 5-6 anos. Se você plantá-lo em uma árvore adulta, a colheita poderá ser colhida em 2-3 anos.
- Economia de espaço. Como resultado da vacinação, você poderá cultivar simultaneamente várias variedades dessa cultura de uma só vez em uma árvore de seda, por exemplo, Baronesa Negra e Smolenskaya rosa.
- Criação em condições adversas. Se você tem medo de que a nova amoreira não se enraíze em seu jardim (por exemplo, o solo ou o clima não funcione), nesse caso, é melhor não arriscar comprar uma muda, mas vacinar um caule ou escudo de amoreira de nova qualidade em uma árvore já adaptada às condições.
Vale a pena notar que, na jardinagem, o cultivo de amoreira varietal é praticado exclusivamente em outra amoreira, que pode ser cultivada ou silvestre. A vacinação de uma amostra varietal em outra permite cultivar diferentes variedades de culturas em uma árvore, enquanto a enxertia em amoras silvestres permitirá adaptar a variedade a certas condições climáticas ou no solo e proteger contra doenças.
Alguma terminologia
Para seguir corretamente as instruções para enxertar amoras e não se confundir, é necessário conhecer os seguintes termos:
- A vacinação é um método de propagação de culturas hortícolas, que consiste na combinação de partes de várias plantas. Na maioria das vezes, árvores e arbustos se propagam por enxerto;
- um estoque é uma planta na qual uma parte de outra planta é enxertada. O porta-enxerto usa um tronco e um sistema radicular;
- são partes da planta enxertada. No caso de enxerto de amoreira, o enxerto pode ser um pedaço de casca com um rim ou uma fuga;
- um talo é uma parte separada de uma planta usada para propagação. Quando o enxerto de amoreira é usado, o talo é usado como descendente;
- a camada de câmbio é uma camada de células vegetais ativas localizadas entre a madeira e a fibra. É devido às células de câmbio do descendente e ao material que ocorre a enxertia do material enxertado; portanto, ao vacinar, tente combinar as camadas de câmbio o mais densamente possível.
Ferramentas necessárias
Para o procedimento de enxerto de amoreira, você precisará de ferramentas especiais.
- Faca de jardim. Para cada método de vacinação, existe um tipo de faca de jardim. Portanto, para copiar, é usada uma faca de cópia especial (possui uma lâmina larga e reta), para brotar - uma faca de brotar (possui uma lâmina curva). O uso de uma faca comum não é recomendado porque sua lâmina não é totalmente durável e afiada.
- Tesouras de jardim. Eles proporcionam um corte suave e uniforme e, portanto, são indispensáveis para a preparação de estacas e estoques.
- Material de vestir. Um filme plástico macio é perfeito como ele. Você não pode prescindir disso, porque para o crescimento do descendente e do estoque, é necessariamente quente.
- Trava. Necessário para a fixação de componentes enxertados. Muitas vezes, os jardineiros usam fita isolante como fixador.
- Massa de vidraceiro. Como é tinta a óleo adequada ou var jardim. Será necessário processar fatias na sua amoreira.
Não se esqueça de desinfetar os instrumentos após cada procedimento de vacinação para evitar a transferência de doenças de uma árvore para outra. Para esse fim, você pode usar álcool purificado ou tratar a lâmina com fogo.
Vacinação na primavera: métodos e regras
Existem várias regras gerais que devem ser seguidas para um melhor procedimento de vacinação.
- Prepare as estacas em tempo hábil e também siga as regras para seu armazenamento.
- Corte a madeira corretamente usando ferramentas especiais.
- Use apenas ferramentas limpas para evitar infecções.
- Tente se vacinar o mais rápido possível. Caso contrário, os locais dos cortes nas estacas de seda sob a influência da luz solar e da radiação ultravioleta são oxidados.
- Use curativos para proteger as articulações de secar.
- Seja vacinado no momento certo.
O momento mais adequado para o enxerto de amoreira é o dia quente e nublado, ocorrendo no início ou no meio de abril. Durante esse período, a amoreira começa a florescer, o que significa que a circulação de sucos no tronco entra em sua fase mais ativa, necessária para a melhor fusão de descendente e estoque.
Na prática, as formas mais comuns de vacinar amoras são a cópula e a brotação.
Replicação de amoreira
A cópula é a maneira mais fácil de vacinar amoras. Para realizá-lo, você precisará preparar estacas de seda com antecedência.
Preparação de estacas de amoreira
Existem várias regras para a preparação de mudas de amoreira. Eles podem ser colhidos duas vezes por ano. A primeira vez: no final do outono - início do inverno no intervalo entre o final da queda das folhas e o início da primeira geada. Nesse caso, o pedúnculo de amoreira ficará inativo. Ele acordará no momento da vacinação na primavera, isto é, em meados de abril. A segunda vez: no final do inverno - início da primavera, depois de fortes geadas desaparecerem. Você pode colher mudas a qualquer dia. Verifique se as estacas de amoreira selecionadas não estão congeladas.
Regras para a colheita de mudas de amoreira.
- Escolha uma amoreira uterina com frutificação saudável, de 3 a 10 anos, da qual você fará cortes.
- As estacas precisam ser cortadas das sessões anuais (ou seja, formadas este ano) localizadas no centro do lado sul da coroa de amoreira.
- É necessário realizar o corte com uma ferramenta afiada (com uma faca de jardim ou com uma tesoura de jardim), mantendo a haste selecionada sobre o peso.
Observe que estacas com comprimento de 30 a 40 cm e diâmetro de cerca de 7 mm são ideais para enxertar amoras. Se não houver amostras dessa espessura, em casos extremos, poderão ser utilizados brotos com um diâmetro de pelo menos 3 mm. As estacas são melhores para preparar algumas peças.
Lembre-se! Você não pode tocar no local do corte, caso contrário, o caule ficará mal enraizado ou uma infecção cairá nele.
Armazenamento de mudas de amoreira
A maneira mais fácil de manter talos de amoreira até a primavera é mantê-lo na geladeira. Para fazer isso, envolva-os com um pano úmido, coloque em um saco plástico e leve à geladeira. A melhor temperatura para armazenar material de enxerto é +2 sobreC. Não se esqueça de manter constantemente o tecido úmido. Queremos alertar que esse método é melhor para armazenar as estacas cortadas na primavera, pois existe um alto risco de germinação prematura dos rins na amoreira (como regra, isso acontece em março).
Também é permitido manter as estacas de amoreira na adega, colocando-as na areia ou na serragem. O algoritmo é o seguinte: coloque-os (as fatias devem estar no fundo) em um saco plástico ou caixa cheia de serragem umedecida. Se você usa um pacote, não precisa amarrá-lo. Você também pode colocar as estacas de seda exatamente da mesma maneira em uma caixa de areia molhada e depois colocá-las na adega. Lembre-se de manter o substrato úmido. A temperatura mais adequada para armazenar estacas de amoreira na adega é de 0 sobreC a +1 sobreC com um teor de humidade não superior a 70%.
Estacas de seda são perfeitamente armazenadas ao ar livre em serragem congelada. Recomendado para quem as colhe no outono. A tecnologia é a seguinte:
- No lado norte do site, selecione um local adequado e espalhe no chão uma camada densa de serragem levemente úmida.
- Em seguida, coloque neles estacas de seda.
- Encha-os novamente com uma densa camada de serragem úmida e deixe-os no frio por pelo menos uma hora.
- Depois disso, encha a peça de trabalho com uma camada de meio metro de serragem seca.
- Cubra com filme plástico.
Para impedir que ratos ou outras pragas estraguem as estacas de seda, você pode adicionar ácido carbólico à água para molhar a serragem - seu cheiro assustará qualquer roedor. Dosagem - 50 g por 10 litros de água.
Infelizmente, casos de congelamento de mudas de amoreira durante o armazenamento não são incomuns. Eles não são adequados para vacinação. Para determinar se suas mudas são adequadas para vacinação, faça o seguinte: faça incisões nelas e coloque em um recipiente com água limpa. Se tudo estiver bem com eles, a água permanecerá transparente, enquanto a coloração do líquido em uma cor marrom ou amarelada indica que as estacas estão estragadas.
Replicação simples
A replicação de amoreira é um enxerto enxertado. Nesse caso, o estoque e o estoque devem ter a mesma espessura.
- Faça fatias oblíquas iguais em um ângulo de 30 em estacas de amoreirasobreenquanto o comprimento do corte deve ser 4 vezes o diâmetro da alça. Fatias devem ser colocadas entre os rins.
- Alinhe as fatias. Verifique se as camadas cambiais estão claramente encaixadas, caso contrário, o processo de adesão se deteriorará bastante.
- Forneça uma fixação confiável às estacas envolvendo firmemente o ponto de união com polietileno macio sobreposto de baixo para cima e processando com massa de vidraceiro.
- Quando o estoque e o produto estiverem completamente fundidos, remova o curativo.
Importante! A fatia precisa ser feita em um movimento preciso.
Se você fez tudo certo, o rim florescerá em 10 a 15 dias.
Cópula melhorada com a língua
Esse tipo de cópula envolve a presença de seções oblíquas, complementadas por serifas paralelas. Ao combinar, um serifa vai além do outro, o que fornece uma conexão mais durável do descendente e porta-enxerto do que com o método simples. Como na cópia simples, as estacas devem ter a mesma espessura.
- Faça cortes oblíquos no descendente e porta-enxerto em um ângulo de 30sobre cerca de 3-4 cm de comprimento, com o rim inferior no lado oposto do corte oblíquo.
- Afaste-se a 1,5 cm do núcleo e faça um corte longitudinal paralelo às fibras até o início do corte oblíquo. Você deve ter uma "língua".
- Conecte o descendente e o porta-enxerto pressionando as abas uma na outra.
- Aplique uma bandagem macia de polietileno com uma sobreposição de baixo para cima.
- Quando o estoque e o descendente estão completamente fundidos, o curativo pode ser removido.
Se depois de 10 a 14 dias os botões brotarem, você poderá vacinar sua amoreira.
Tapume de amoreira
A palavra "brotamento" vem da palavra latina oculus, que significa "olho".
Se você decidir plantar amoreira com a ajuda da brotação, precisará de um único rim ("olho") formado no verão passado. Observe que a sessão escolhida para tomar um rim deve ser preparada com antecedência. Isso pode ser feito no outono ou no final de fevereiro.
Dicas gerais para brotamento:
- Não é recomendável mover-se pelo lado do tronco de amoreira voltado para o sul. Nesse lado, o sol é mais ativo e há um grande risco de a vacina não se enraizar.
- Dois olhos podem ser enxertados em um tronco, mas de lados diferentes. A distância entre os olhos deve ser de cerca de 20 cm, o que aumentará a taxa de sobrevivência do descendente.
- O olho inferior deve ser enxertado a uma distância de pelo menos 25 cm do garfo (o local onde o tronco é dividido em dois grandes ramos, formando duas coroas) do tronco.
- Não é necessário lubrificar a junta na brotação da amoreira; o curativo é suficiente.
- É fortemente desencorajado realizar brotações em tempo chuvoso.
- Para brotar, é aconselhável usar olhos tirados do centro da filmagem.
- O caule sedoso na hora de tirar o olho para brotar dele deve amadurecer completamente. Para verificar o grau de maturação, existe um método simples: leve a alça ao ouvido e dobre-a. Se você ouvir estalos, poderá usá-lo com segurança como material de enxerto.
Talho
- Faça uma “língua” no porta-enxerto, cortando a parte aérea em cerca de 2-2,5 cm.
- Corte da "língua" pelo menos um terço, mas não mais que a metade.
- Do descendente, corte o escudo com o rim. Seus parâmetros devem coincidir com os parâmetros do corte no estoque.
- Insira o protetor de rim atrás da língua. Certifique-se de que a aba e o corte no porta-enxertos coincidam. Se a largura do retalho for menor que o necessário, deslize-o de forma a garantir que pelo menos um lado coincida com o local do corte do córtex e da camada cambial.
- Atadura na área de brotamento com polietileno macio ou fita isolante.
- Lembre-se de remover o curativo depois que o descendente e o caldo estiverem completamente fundidos.
Os resultados da sua vacinação aparecerão em cerca de duas semanas.
Escudo em forma de T
- Corte o escudo do descendente. O escutelo é um pedaço de casca com um rim. As dimensões devem ser as seguintes: comprimento - 3 cm, largura - 0,5 cm.Como você planta amoreira na primavera, você pode deixar uma margem de cerca de 0,5 cm para facilitar a fixação da aba e, depois de combinar com o material, será necessário cortar o comprimento extra.
- No porta-enxerto (qualquer parte dele serve), faça um bolso chamado formato T. A algoritmo de suas ações deve ser o seguinte: primeiro é feito um corte horizontal (superior), depois um corte vertical, depois as bordas do corte vertical são suavemente dobradas para fora. Como resultado, você receberá um bolso no qual a aba está inserida. Observe que o tamanho desse bolso deve corresponder ao tamanho da aba.
- Insira o escudo preparado na seção, movendo-se de cima para baixo. A borda inferior da aba deve corresponder à borda inferior do seu bolso. Se o escudo se projetar do lado de fora do bolso, corte cuidadosamente o excesso com uma faca afiada.
- Prenda com segurança a blindagem com filme plástico ou fita adesiva. O curativo deve ser realizado de baixo para cima. Observe que, ao executar este método de brotamento, é recomendável fechar o rim.
- Após a fusão dos componentes do enxerto, remova o curativo.
Um rim enxertado dessa maneira também sobrevive dentro de duas semanas.
Vídeo: como gastar a amoreira em flor
Como você pode ver, qualquer jardineiro poderá vacinar amoras. Seguindo as regras e recomendações básicas, você poderá lidar com esse evento com sucesso e sua árvore ficará encantada por um longo tempo com sua aparência saudável e colheita abundante.