Para apreciar legumes e ervas do seu próprio jardim, não é necessário construir uma estufa aquecida ou passar o tempo todo no país. Muitos moradores da cidade usam ao máximo a moradia disponível, criando estufas e jardins na varanda. Como fazer certo, contaremos em nosso artigo.
Tudo corre conforme o planejado
O primeiro passo para o "desenvolvimento" da varanda - planejamento adequado. Antes de comprar caixas e terra, você precisa pegar um pedaço de papel e uma caneta, desenhar uma escala da área disponível e colocar na figura todos os elementos do futuro jardim. O desenho não apenas indica a localização das caixas, mas também marca que eles planejam pousar.
Lado ensolarado
Para as plantas, a organização de iluminação adicional é essencial. Para economizar eletricidade e equipamentos, é melhor planejar com antecedência a carga máxima nas seções da varanda que recebem luz suficiente do sol.
Mais luz
Se a varanda estiver voltada para o lado norte ou oeste, você não poderá ficar sem iluminação adicional. Portanto, mesmo antes de colocar as panelas, é necessário desenhar uma linha adicional para lâmpadas fluorescentes ou fitolâmpadas. Sem iluminação, as plantas serão atraídas pela luz solar, e as fases de floração e formação de ovários podem não ocorrer. Para recipientes com legumes, será ideal para o melhor da luz, bem ventilado, mas protegido de correntes de ar.
Prepare com cuidado
Antes de decidir cultivar hortaliças ou plantas perenes na varanda, é necessário calcular as cargas máximas que uma sala específica pode suportar. Se as lajes da varanda são antigas, em alguns lugares a camada de concreto se afasta do reforço, então nessas salas vale a pena limitar-se ao cultivo de verduras ou variedades internas de vegetais.
Primeira colheita
Para obter uma colheita amigável de vegetais, você deve primeiro estudar a literatura especializada sobre o momento de plantar plantas e amadurecer frutas. Os tomates têm uma estação de crescimento mais longa que os pepinos. O rabanete é considerado o vegetal mais amadurecido; portanto, as sementes são semeadas na data desejada da colheita. Você pode comprar um calendário especial para o jardineiro-residente de verão, que indicará não apenas as datas de maturação, mas também os dias favoráveis e desfavoráveis para o plantio.
Tara
Depois de concluir os cálculos, e quando o esquema da futura varanda do jardim estiver pronto, você poderá prosseguir com a seleção de recipientes. Os recipientes rasos são adequados para rabanetes, os painéis de parede são adequados para o cultivo de morangos e especiarias, são necessárias caixas ou vasos para pepinos e tomates. Normalmente, para culturas hortícolas, são oferecidas caixas de varanda de duas cores - branco ou terracota. Recipientes escuros com muita luz solar esquentam rapidamente, o que leva ao superaquecimento do sistema radicular das plantas. Se você comprou caixas escuras, é melhor embrulhá-las com papel branco. Você precisa prestar atenção à presença de orifícios de drenagem que removerão o excesso de umidade.
Solo
Você pode plantar as sementes de vegetais em qualquer substrato nutritivo, mas é melhor comprar solo especializado para vegetais de interior para esses fins. Após a colheita (por exemplo, rabanete) e antes da próxima semeadura, o solo superficial é completamente substituído por um novo. Algumas plantas e flores preferem solo especializado. Por exemplo, azáleas e morangos crescem bem em solos com alta acidez.
Como as plantas estarão em uma quantidade limitada de solo, elas precisam de mais fertilizante do que quando cultivadas em solo aberto. O substrato adquirido contém um complexo de minerais e orgânicos, mas dois a três meses após o plantio, os vegetais precisam ser fertilizados. O preferido é o curativo complexo, que você precisa escolher de acordo com o estágio atual do desenvolvimento da planta. Para construir massa verde, é necessário nitrogênio para formar o ovário - potássio e fósforo.
Variedade
Para tornar a varanda mais atraente, você precisa plantar não apenas vegetais ou verduras, mas também decorar os assentos vazios restantes com flores. Você pode fechar as paredes vazias atrás das gavetas com trepadeiras. O espaço vazio e o clorofito reviverão. Acima da camada superior de panelas, onde há luz solar suficiente, você pode deixar o chicote da hoya.
Mais cor
No inverno, a falta de cores vivas na área circundante é especialmente aguda. Portanto, não deixe de encontrar um local para morangos ou morangos silvestres na varanda. Eles não precisam ser cultivados da maneira clássica - camas. À venda, você pode encontrar vasos de várias camadas onde os morangos são ótimos. Bagas frescas vermelhas brilhantes vão animá-lo e serão vitaminas naturais adicionais.
Bônus de flores
A conclusão lógica da composição vegetal na varanda será a colocação de flores no interior. Em locais sombreados, estandes com violetas varietais são expostos; em áreas iluminadas, rosas ou gerânios são colocados. E você pode ir além - plantar sinos, mattiola ou jacintos. Tal jardim também atrairá um aroma único.
Um jardim na varanda é um hobby útil. E o ponto aqui não é nem mesmo a colheita, que pode ser usada durante todo o ano. O cuidado agradável alivia a fadiga e o estresse após um dia de trabalho. Graças ao microclima criado na varanda, as plantas dão frutos melhor. Eles não são tão suscetíveis a pragas e doenças como quando cultivados em campo aberto.