Rotação de culturas de hortaliças: o que plantar, como planejar corretamente as lavouras

Pin
Send
Share
Send

Cada residente de verão sabe muito bem que se, por vários anos seguidos, eles plantam as mesmas colheitas no mesmo lugar, então, mesmo com condições aparentemente idênticas de cuidado, eles se tornam mais e mais frágeis a cada ano e dão frutos piores. Este fenômeno é causado pelo esgotamento do solo, que, por sua vez, é devido a vários fatores.

  • A importância do bom planejamento de safra
  • O que então plantar
    • O que posso plantar depois do repolho?
    • O que plantar depois do alho
    • O que plantar depois de pepinos
    • O que plantar depois de morangos
    • O que plantar depois das batatas
    • O que plantar depois de tomates
    • O que plantar depois de beterraba
    • O que pode ser plantado depois da pimenta?
    • O que pode ser plantado depois de ervilhas
  • O que então plantar: tabela de precursores de hortaliças na plantação
  • Culturas vizinhas
    • Quais culturas devem ser plantadas ao lado?
    • "Vizinhos-inimigos"

A importância do bom planejamento de safra

Primeiro - no solo acumulam organismos patogênicos e todos os tipos de pragas. Por exemplo, as batatas são conhecidas por serem um deleite favorito Besouros do Colorado. Se a plantação desta cultura não muda de localização há vários anos, a praga não precisa migrar em busca de alimento - após o inverno, ela imediatamente se encontra em condições favoráveis ​​para si mesma e imediatamente começa a destruir a planta. Além do escaravelho da batata do Colorado, o plantio de batatas contribui para o acúmulo no solo de patógenos da requeima, bem como larvas de besouros-clique e traça.

Com outras culturas, a situação se desenvolve de acordo com o mesmo padrão. Em um local plantado com a mesma cultura, o número de pragas aumentará ano a ano, que são perigosos para ela e, consequentemente, ficar contra tal invasão da planta será cada vez mais difícil e complicado. Especialmente afetado por este fator repolho, tomate, pepino, aipo, feijão, salada. O segundo é um aumento na concentração de substâncias nocivas liberadas pelas raízes de uma cultura (as chamadas colinas) e que são tóxicas para a própria cultura. Algumas plantas são muito sensíveis aos efeitos de tais venenos (como beterraba e espinafre), outros são mais resistentes (cenoura, abóbora, rabanete, salsa), quase um terço não respondem Colin (feijão, alho-poró, milho). Além disso, diferentes plantas emitem diferentes quantidades de substâncias nocivas, como particularmente numerosos no solo após pepino, cenoura e repolho.

O terceiro é o esgotamento de nutrientes no solo.Cada cultura tem seu próprio conjunto de nutrientes necessários para o desenvolvimento normal. Está claro que é a planta deles que tentará extrair do solo. Por exemplo, se o repolho precisa muito de potássio, então, após seu desembarque, esse elemento no solo permanecerá cada vez menor, enquanto, digamos, após o rabanete, as reservas de potássio não se esgotam menos rapidamente.

É fácil entender que é possível corrigir a situação alternando corretamente as culturas plantadas no local de ano para ano. Este procedimento é chamado de rotação de culturas e representa toda uma ciência. No entanto, se não houver tempo para lidar com treinamentos teóricos complexos, é suficiente aprender algumas regras básicas, e a colheita em seu site sempre será igualmente abundante.

Regra nº 1

Uma após a outra não se deve plantar a mesma cultura por vários anos consecutivos, mas também parentes próximos (representantes da mesma espécie), como geralmente têm pragas comuns, respondem igualmente a toxinas e consomem os mesmos oligoelementos.

Regra nº 2

O período médio durante o qual a terra deve descansar após uma certa cultura é de dois anos (um ano geralmente não é suficiente para a recuperação completa), mas para algumas plantas esse período é muito maior. Assim, cenouras, pepinos, salsa, beterraba não devem retornar ao seu local original por pelo menos 4 anos, e para o repolho é melhor suportar todos os 7 anos! Estes períodos podem ser aumentados, mas é indesejável reduzir.

Regra nº 3

As plantas têm a propriedade não apenas de consumir microelementos do solo, mas também de enriquecê-lo com algumas substâncias e propriedades úteis. Portanto, a correta alternância de culturas pode permitir não só preservar os elementos particularmente necessários para a planta, mas também melhorar a composição e estrutura do solo sem procedimentos adicionais. Por exemplo, legumes soltam o solo e o enriquecem com muitos minerais. O melão e o trigo-sarraceno saturam o solo com cálcio, narcótico-fósforo, tabaco-potássio, dioico, urtiga-ferro. Conhecendo estas regras simples e tendo em conta a necessidade de diferentes tipos de culturas em certos micronutrientes, é fácil planear as culturas durante vários anos à frente. A propósito, essas propriedades dessas culturas podem ser usadas de forma mais completa colocando-as no composto após a colheita.

A mesma regra se aplica a pragas. Existem culturas que não são apenas resistentes a essas ou outras doenças, mas também que assustam os patógenos. Por exemplo, os pulgões não toleram plantas como alho ou tabaco. O besouro do colorado tem medo do tomilho. Se tais enfermeiros forem plantados após plantas expostas a essas pragas, existe uma boa oportunidade para expeli-los do local, liberando-os para o plantio nos anos subseqüentes.

Regra nº 4

A necessidade de plantas na comida não é a mesma. Você não pode plantar um após o outro muito exigente para a composição da cultura do solo. É mais apropriado depois que tal cultura para plantar feijões em uma cama ou fazer a camada necessária de fertilizadores.

Assim, a correta alternância de culturas evitará o esgotamento unilateral dos mesmos elementos no solo, o aumento da concentração de certos tipos de pragas e bactérias patogênicas, assim como a carga desigual no solo do mesmo sistema radicular das plantas.

Outro motivo que torna necessário a rotação de culturas no local é o controle de ervas daninhas. Existem plantas sensíveis a este bairro (por exemplo, alho, cebola, cenoura, salsa,nabos), é melhor plantá-los depois daquelas culturas que deixam para trás uma quantidade mínima de ervas daninhas. Essas plantas incluem tomates, ervilhas, batatas, repolho.

O que então plantar

Assim, descobrimos que a alternância de culturas é um método indispensável e econômico, permitindo preservar a fertilidade do solo e assegurar um rendimento uniformemente alto. Mas, como a necessidade de culturas diferentes em oligoelementos, fertilizantes e outras condições é diferente, o conhecimento das regras e princípios gerais nem sempre permite determinar corretamente quais plantas em qual sequência alternar em seu local.

Voce sabe Existem duas regras simples para agendar desembarques. Em primeiro lugar, não devemos alternar representantes da mesma família. Por exemplo, tomates e batatas são solanáceas; e cenouras e endro - é guarda-chuva. Em segundo lugar, alternando entre si segue as plantas em que a parte superior é comido, com aqueles em que a raiz é valiosa ("topos e raízes"). Devemos entender que esta é uma regra bastante primitiva, e deve ser usada somente se informações mais precisas por uma razão ou outra não foram encontradas.
O que é então plantado nas camas, você pode aprender com as numerosas tabelas desenvolvidas por agrônomos e amadores. Para aqueles que não querem estudar teoria e estão à procura de respostas simples para perguntas sobre culturas específicas - abaixo estão algumas dicas sobre o que os vegetais podem ser plantados após o que.

O que posso plantar depois do repolho?

O repolho é suscetível a uma variedade de pragas e doenças, por isso, ao responder a pergunta sobre o que plantar depois do repolho para o próximo ano, qualquer jardineiro dirá com confiança: apenas repolho, mesmo que seja sobre outras espécies! Esta é a pior opção que você pode imaginar, mas se não houver outra, o solo deve ser muito bem fertilizado com composto.

Repolho como um precursor não é adequado para culturas como o rabanete, rutabaga e nabo, uma vez que estas plantas são um alimento favorito para as mesmas pragas.

É ideal deixar cair cebola ou alho depois do repolho. Cenouras, aipo, batatas, beterrabas, pepinos, tomates também são permitidos. Com estes vegetais, o repolho, além disso, coexiste bem no bairro, já que neste caso é menos danificado por doenças e insetos nocivos.Mas ao lado de tomate, feijão, salsa e tomate repolho, pelo contrário, não planta. Bons predecessores de repolho são batatas, rabanetes, pepinos, cenouras, ervilhas, cebolas, alho, bem como gramíneas anuais.

O que plantar depois do alho

Alho, bem como cebola, não é recomendado para plantar por um longo tempo no mesmo lugar e alternar entre si. O que pode ser plantado após o alho no jardim é batata, especialmente maturação precoce. A opção aceitável é também tomates, pepinos, feijões, beterrabas ou repolho.

Mas é melhor plantar ervas anuais depois de alho e cebola, que se destinam a restaurar o solo para uso posterior, reabastecer sua reserva mineral e destruir as ervas daninhas. Com este papel pode lidar bem com mostarda, phacelia, algumas variedades de ervilhas verdes, centeio, estupro.

O que plantar depois de pepinos

Pepinos são exigentes na composição do solo muito mais do que muitas outras culturas. O solo antes do plantio é geralmente especialmente fertilizado com curativos orgânicos e minerais. Segue-se que plantar pepinos para o ano seguinte deve ser seguido por algo menos exigente.Por exemplo, o repolho, que também precisa de solo fértil, não é absolutamente adequado para esses propósitos. Bem, sinto no local onde cresceram pepinos, várias culturas de raiz - beterraba, rabanete, nabo, cenoura, salsa, aipo. A fim de melhorar a composição do solo após o pepino, os legumes podem ser plantados e só então usar outras culturas vegetais, como cebola, batata, tomate, milho, salada.

Importante! O solo é fértil não só devido à presença de um determinado conjunto de microelementos. Uma condição necessária é também a criação de um complexo natural de todos os tipos de microorganismos e vários tipos de substâncias orgânicas. Portanto, um grande erro é a confiança entre os jardineiros de que é possível restaurar o solo empobrecido jogando um balde de composto no jardim e regando-o em cima com um fertilizante mineral complexo comprado no supermercado mais próximo.

O que plantar depois de morangos

Os morangos têm a capacidade de esgotar muito o solo, portanto, imediatamente após o transplante (e melhor a cada quatro anos), o leito do jardim onde ele cresceu deve ser cuidadosamente suplementado com fertilizantes minerais e orgânicos.Faça melhor desde o outono, depois de cavar o solo adequadamente após adicionar aditivos.

Especialmente muito morango consome nitrogênio, então é melhor depois de plantar feijão, ervilha e outros legumes - eles, como mencionado, enriquecem o solo com este elemento.

As propriedades antifúngicas e fitoncidais do alho o tornam um bom assistente para limpar o solo das pragas que permanecem nele depois dos morangos. Simultaneamente com o alho, você também pode plantar salsinha, aipo e outros verduras perfumadas para retirar as lesmas do jardim.

Na verdade, as opções para o plantio no próximo ano após os morangos são limitadas. Mas depois das culturas acima, você pode plantar qualquer vegetais - pepinos, tomates, abobrinha, abóbora, etc.

Importante! Framboesas e morangos não devem alternar entre si, uma vez que estas plantas têm pragas semelhantes.
É bom organizar um jardim de flores no local do antigo jardim de morangos. Perene peônias, narcisos, tulipas e violetas ajudará o solo a se recuperar após as bagas esgotadas.

O que plantar depois das batatas

As batatas, ao contrário dos morangos, consomem muito potássio e fósforo, de modo que o solo após a colheita dos tubérculos não tem esses elementos.Reabastecer a perda pode ser fertilizantes minerais, e você pode plantar ervas anuais que geram potássio e fósforo depois de si. Este papel pode ser desempenhado por erva daninha, mostarda, aveia, ervilha, colza e phacelia.

Se não houver maneira de libertar completamente o local depois das batatas durante um ano inteiro, você pode pousar nele uma abóbora. Outras culturas requerem a aplicação preliminar de fertilizantes minerais para restaurar a fertilidade no solo. No entanto, como mencionado acima, tomates, beringelas e outras culturas de nightshade não podem ser plantadas após as batatas. O mesmo se aplica à pimenta.

Os predecessores de batatas com sucesso fazem a mesma abóbora, abobrinha, pepinos, repolho, cebolas.

O que plantar depois de tomates

Nós decidimos que depois de tomates você não pode plantar berinjela, batata e pimentão. Tal como acontece com outras culturas, Depois dos tomates, é ideal plantar plantas anuais que preencham o solo com elementos ausentes. Se não há possibilidade para tal luxo, não importa! Ervilhas, feijões e outras leguminosas ajudarão a preencher a falta de nitrogênio no solo, o repolho também se sentirá bem no jardim onde os tomates cresceram, já que as pragas dessas culturas são diferentes.Não existem contra-indicações para o desembarque de pepino, abobrinha, abóbora, cenoura, beterraba, salada verde, cebola, alho. Além disso, o tomate - isso é um pouco, após o qual você pode plantar cenouras.

O que plantar depois de beterraba

A escolha do que pode ser plantado depois da beterraba para o próximo ano é grande o suficiente. Adequado para este propósito batata, tomate e outras solanáceas, mas não antes de plantar o solo deve ser uma boa alimentação com húmus ou turfa. Você também pode plantar alho e cebola. Uma boa opção é a cenoura. By the way, os precursores de cenouras no jardim, exceto beterrabas e tomates mencionados acima também são o pepino, cebola, alho e repolho.

cultura, o trabalho acima, e na ordem inversa, isto é, como de seguida melhor plantar beterraba. Para aqueles listados nesta lista, você pode adicionar o repolho, pepino, abóbora, abóboras, feijão, alface, ervas frescas - salsa, endro, aipo.

O que pode ser plantado depois da pimenta?

O sistema radicular das pimentas está nas camadas superiores do solo, então depois é melhor para plantar a cultura com raízes mais profundas. Pode ser root (rabanete, rabanetes, beterrabas, cenouras), exceto batatas e cebolas, alho, pepinos, feijão e ervas frescas.

Você não pode plantar depois de pimentas quaisquer culturas da família Solanaceae. O pimentão em si pode ser plantado depois de ervilhas, abobrinha, abóboras, repolho, beterraba, aipo.

O que pode ser plantado depois de ervilhas

Ervilhas, como mencionado acima, é um bom antecessor para muitas culturas. Assim, a capacidade da planta para enriquecer o solo com azoto é efeito especialmente benéfico sobre o rendimento de batata, tomate, beringela, pimento, beterrabas, cenouras, rabanetes, pepinos, abobrinha, abóbora, abóboras, melões, bem como vários tipos de couve.

No entanto, a ervilha é uma característica desagradável: é muito susceptível a doenças causadas por fungos e podridão da raiz, especialmente em condições de humidade elevada. Portanto, se a área tem crescido cultura, que atingiu uma tal doença, a este lugar no próximo ano, não é necessário plantar ou ervilhas ou outros legumes. Os esporos destas doenças pode persistir no solo por 5-6 anos, então todo esse período, o canteiro de flores é melhor usar um menos propenso a estas doenças da cultura.

O que então plantar: tabela de precursores de hortaliças na plantação

Com relação aos antecessores desejáveis ​​e indesejáveis ​​hortaliças específicos há um grande número de regras gerais e específicas,combinado para clareza em várias tabelas. Com eles, você pode verificar cada vez ao planejar as rotações apropriadas.

Por exemplo, você pode agrupar as regras de rotação de cultura da seguinte maneira:

Cultura

Um bom antecessor

Predecessor possível

Antecessor ruim

Batatas

Legumes, pepinos, repolho

Cenouras, beterraba, cebola

Nightshade (tomates, beringelas, pimentas)

Alho, cebola

Batatas, cenouras, legumes, pepinos

Repolho, tomate, beterraba

Cebola, alho, pimenta, physalis

Tomate

Repolho (especialmente colorido), cenoura, cebola, pepino, verduras

Beterraba

Qualquer solanáceo, physalis

Abóbora (pepino, abobrinha, abóbora, abóbora)

Feijão, erva-cidreira (batata, tomate), couve, cebola

Beterraba, verduras

Qualquer abóbora

Feijão (ervilha, feijão, feijão)

Morangos, pepino, batatas, repolho,

Tomate

Ervas perenes

Cenouras

Cebola, pepino

Rabanete, beterraba, repolho

Vegetação

Repolho, pepinos

Feijão, batata, tomate, cebola

Cenouras, Pastinagas, Aipo

Beringela

Legumes, nabos, rutabaga, pepino, repolho, cebola, melão e cabaças

Beterraba

Nightshade

Pepper

Nabo, cenoura, pepino, repolho, rutabaga, feijão,

Cebola, alho

Nightshade, abóbora

Beterraba

Batatas, pepinos, cebolas

Feijão, tomate

Cenouras

Repolho

Leguminosas, erva-cidreira, cebola, alho

Salada de milho

Abóbora, rutabaga, cenoura, nabo, rabanete, nabo

Assim, referindo-se a essas dicas, você sempre pode especificar, após o que, por exemplo, plantar cebola ou semear um jardim em que os tomates cresciam.

No entanto, determinar corretamente os predecessores de legumes quando o plantio vai ajudar não só as tabelas, mas também firmemente dominar as regras.

Importante! Predecessores categoricamente ruins são: beterraba, rabanete, nabo e rabanete para repolho (e vice-versa); cenouras, tomates e repolho - para cebolas, feijões - para cenouras e pepinos, cenouras para pepinos e beterrabas.
Mas então você pode plantar cenouras e outras culturas de raiz, por isso é depois do alho ou cebola. Além disso, as culturas de raízes crescem bem depois do verde e vice-versa.

Culturas vizinhas

Além de responder a pergunta sobre o que plantar depois, é igualmente importante saber o que plantar, isto é, o que as plantações podem e quais não podem ser plantadas a seguir. O fato é que as plantas exercem influência umas nas outras, o que pode ser positivo e negativo. Conhecendo as regras básicas, você pode evitar erros e resolver muitos problemas que impedem uma colheita estável.

Por exemplo, como mencionado acima, o sistema radicular das plantas libera substâncias tóxicas que protegem as plantações de doenças e pragas. Nesse caso, esses venenos podem prejudicar as plantas vizinhas e, ao contrário, podem fornecer proteção adicional. Assim, as colinas, alocadas com mostarda, têm um efeito benéfico nas ervilhas, cenouras e alho, mas mal toleradas pelo repolho. Sabendo esse recurso, é fácil determinar com o que você pode plantar ervilhas e não deve plantar repolho.

Quais culturas devem ser plantadas ao lado?

Assim, o plantio conjunto é uma importante regra de rotação de culturas, o que possibilita otimizar o uso do espaço limitado do local e também melhorar o rendimento das culturas. Por exemplo, batatas e feijões são vizinhos maravilhosos. Ele a protege de uma praga como grãos, e ela reabastece sua necessidade de nitrogênio e desencoraja o besouro do Colorado. Além de feijão, batata, milho, espinafre, berinjela, rabanete, cenoura, rabanete, endro, alface são úteis perto de batatas. Todas essas plantas têm um efeito benéfico na cultura da batata, removendo o excesso de umidade do solo. Um arco e alho, plantados nas proximidades,proteja a batata da requeima.

By the way, o alho tem um efeito benéfico em muitas culturas, por isso as opções com que plantá-lo, é o suficiente. Os clássicos são morangos, uma vez que estas plantas são igualmente úteis umas para as outras: o alho protege morangos caprichosos de doenças e pragas, e a baga contribui para a formação de mais dentes de alho. O mesmo efeito na planta é fornecido por enzimas liberadas pelas cenouras: sob sua influência, o bulbo de alho torna-se maior.

Voce sabe Se você colocar um número de alho e rábano, vitamina C aumenta e que, e outro.
De várias doenças e pragas (pulgões, grilo mole, chafer) alho salvar não apenas vegetais, como tomate, beterraba, pepino, cenoura, mas também flores - gladíolos, cravos, rosas, etc. E aqui o alho do perigo .. para ele as moscas de cebola podem economizar calêndula e chicória.

Dill e milho - isso é o que você pode plantar ao lado de pepinos, cenouras se dão bem com ervilhas, ervilhas-se - com batatas, tomates e berinjela. Melões devem ser plantados separadamente.

Outras regras sobre o que plantar nas camas, você pode imaginar na forma de uma tabela:

Cultura

Bons vizinhos

Vizinhos ruins

feijão

pepinos, batatas, repolho, alface, rabanete, beterraba, tomates, beringelas, melões e cabaças

ervilhas, alho, cebolas

ervilhas

repolho, alface, cenoura, rabanete

feijão, batata, alho, cebola, tomate

morangos

alho, cebola, alface, rabanete

pepinos

feijão, alho, repolho, alface, aipo, cebolas, verdes

tomates, rabanete, batatas, abobrinha

batatas

feijão, cebola, alho, repolho, berinjela, rabanete, cenouras, endro, salada

tomates, ervilhas, girassol

repolho

ervilhas, pepinos, batatas, salada, rabanete, beterraba

alho, cebola, tomate

beterraba

pepino, alface

cebola, repolho

tomates

alho, repolho, alface, alho-poró

ervilhas, pepinos, batatas

arco

morangos, pepinos, alface, cenoura, beterraba

feijão, repolho, tomates

pimenta

pepino, couve-rábano

tomates, leguminosas

abobrinha

feijão, beterraba, cebola

pepinos

"Vizinhos-inimigos"

Como pode ser visto na tabela acima, além de um bairro de sucesso, há também uma vizinhança extremamente indesejável. Como regra geral, as plantas são "feudadas" por causa da incompatibilidade das substâncias que elas excretam. Por exemplo, a nogueira preta tem um efeito deprimente na maioria dos legumes por causa do Yuglon alocado. Os vegetais não são bons, e o absinto para o bairro.Se um número de legumes e cebolas plantadas, será ruim para desenvolver ambos. Com erva-doce, literalmente todas as culturas estão deprimidas, por isso esta planta deve ser plantada separadamente das outras. Batatas e pepinos, tomates e morangos também são pouco compatíveis. Berinjelas e tomates não gostam da vizinhança de outras Solanaceae, pimentas e beterrabas, repolho e morangos não coexistem lado a lado.

Voce sabe Curiosamente, uma árvore tão bela e amada por todas as coníferas, como o abeto, tem um efeito adverso em quase todas as árvores, e esse efeito persiste décadas depois que o próprio pinheiro foi derrubado.
Às vezes acontece que as plantas têm efeitos diferentes umas sobre as outras, dependendo do seu número. O que é chamado, em uma colher, um remédio e em um copo - um veneno. Neste caso, é possível organizar a vizinhança de tal cultura em pequenas quantidades, por exemplo, ao longo da borda da cama. Por exemplo, tal experimento pode ser realizado com valeriana, milefólio ou urtiga, plantando-os em pequenos grupos próximos aos vegetais.

Assim, é importante para qualquer horticultor saber o que plantar e como planejar adequadamente as lavouras quando o plantio é uma maneira de proteger o solo do esgotamento e ajudar as plantas a se apoiarem umas às outras de maneira natural para um melhor crescimento e desenvolvimento.

Assista ao vídeo: CHEIRO VERDE

Pin
Send
Share
Send