Uma árvore conífera é sempre um ornamento de uma horta, porque parece elegante e eficaz durante todo o ano.
Pinheiro, abeto, abeto e larício são considerados mais resistentes a doenças do que madeiras de lei, mas mesmo essas plantas são propensas a ataques de pragas.
Neste artigo vamos falar sobre o Hermes - uma das pragas mais comuns de árvores coníferas, como muitos jardineiros nem sequer sabem a existência de Hermes, e não sabem o que é.
- Hermes - o que é essa peste?
- Características do Ciclo de Vida dos Hermes
- Espécies comuns de hermes
- Como lidar com hermes nas árvores
- Medidas preventivas: como aumentar a resistência a pragas
Hermes - o que é essa peste?
Hermes (Adelgidae) - grupo de insetos praga de plantas coníferas da ordem do equinoquial, relacionado a filoxera e afídio. Hermes pode dar esta descrição: um pequeno inseto sugador de até 2 mm de comprimento, preto ou marrom escuro, com corpo alongado e antenas na cabeça, lembra pulgões.
Os germes se alimentam de suco de galhos, brotos e agulhas, sugando-o de árvores jovens. O abeto e o pinheiro são os mais vulneráveis a ataques deste parasita. Life Hermesses lhe dirá como detectar uma praga em uma árvore: agulhas se enrolam e ficam amarelas, no final da primavera há uma camada branca ou penugem, bem como nos rins e nos brotos do ano anterior.
O revestimento branco nada mais é do que uma cobertura fibrosa que cobre a larva do hermes. Na planta afetada por este parasita, de junho a agosto, aparecem galhas sólidas nos brotos jovens, lembrando abacaxis na aparência, as pontas das agulhas saindo das escamas e, às vezes, a resina aparece.
Características do Ciclo de Vida dos Hermes
O ciclo de vida do hermes é um processo bastante complexo, que consiste em várias etapas; O ciclo pode ter um ano ou dois de duração. A duração do ciclo de vida depende do tipo de hermes.
Além disso, cada espécie requer, para seu sustento, um tipo de árvore, ou dois, mas, em qualquer caso, o abeto é sempre a planta original. O ciclo de vida do hermes tem uma característica - Sem sexo e sex gerações de insetos alternam.
Uma fêmea sexualmente madura Hermes libera sua saliva para o rim de pinheiro ou pinheiro, sob a influência desse líquido, forma-se uma lesma na parte aérea, na qual a fêmea põe ovos no outono.As galhas contêm gordura e amido, a larva de Hermes aparece nela a partir do ovo, que come o conteúdo nutritivo da galha. Em cada galha pode desenvolver até 26 larvas, cada uma em sua própria câmara.
O inverno sobrevive, em regra, apenas os ovos dos hermes, dos quais nascem as larvas na primavera, e depois as fêmeas fêmeas sem asas, capazes de se reproduzir com ovos sem a participação de um macho. Esta reprodução também é chamada partenogenética.
Dos ovos postos pelos fundadores durante a primavera e o verão, várias gerações aladas com reprodução partenogenética aparecem. Esses indivíduos alados são capazes de se estabelecer em áreas razoavelmente grandes para alimentação e reprodução.
Mais perto do outono, uma geração sem asas de fêmeas e machos emerge, como resultado de seu acasalamento, ovos fertilizados são depositados em abeto para o inverno. A partir desses ovos invernados na primavera, os fundadores vão embora e o ciclo de vida e reprodução se repetirá.
Hermes de espécies como espruce e abeto-lariço, gera várias gerações, cada uma das quais cumpre sua missão e, se necessário, voa para outra planta, mudando assim a forragem e, eventualmente, retorna para o abeto, completando assim o ciclo da vida. .Outras espécies vivem e se reproduzem dentro da mesma planta e são freqüentemente insetos sem asas.
Espécies comuns de hermes
Os hermes amarelos mais comuns, o abeto tardio Hermes, o abeto de subcrustal Hermes e o hermes abeto-lariço.
Hermes Amarelo. Um ano é produzido uma geração de insetos. A fêmea fundadora do hermes amarelo suga o suco das agulhas nas axilas do broto jovem, resultando em um gongo oblongo de 10 a 25 cm de comprimento, o galho é verde e suas escamas têm rebordo vermelho. A fuga, na qual o fel apareceu, se deforma e não se desenvolve completamente. Após a criação da galha no abeto, a fêmea coloca um conjunto de ovos nela, dos quais aparecem as larvas, alimentando-se do suco das agulhas no interior da galha. No verão, os indivíduos da próxima geração partenogenética voam para fora da galá, que se fixam em brotos de abeto e continuam seu ciclo de vida.
Hermes de peles tardias. As fêmeas criam galhas verdes pálidas globulares com escamas salientes que antes eram em forma de agulha - antes de atacar os herms of pest.Este último Hermes seleciona o abeto para sua reprodução, que está localizado no final da filmagem de um ano de idade. A fêmea bebe o suco da planta, ao mesmo tempo que segrega a saliva, que por sua composição contribui para a formação da galha. No outono, ovos são postos para reprodução no outono, na primavera, larvas eclodem, que deixam a galha em julho e se instalam em toda a área da planta. O tardio abeto Hermes vive e se multiplica na mesma planta, preferindo ramos laterais para isso.
Podkorovy enfeitar Hermes. Esta praga não usa galhas para reprodução, os indivíduos nascem sem asas, que vivem na casca do tronco ou ramos de apenas uma árvore - abeto. Detectar hermes subcutâneos pode estar em uma mancha branca na casca - esta é uma pequena praga feminina, coberta com uma substância fibrosa de cor branca. Neste caso, a praga afeta o abeto europeu ou siberiano.
Abeto-lariço ou hermes verde. O ciclo de vida de uma praga desta espécie tem o processo mais complexo de reprodução.A fêmea Hermes forma uma lesma em forma de bola com 20 a 30 mm de comprimento e deposita ovos nela. No verão das larvas, nascem os migrantes alados, os Hermes, que voam para reprodução no larício. Estes migrantes são cobertos com fibras secretoras e são semelhantes à cobertura de neve na parte aérea. Os indivíduos alados dos hermes se alimentam de suco de lariço e põem ovos nele. No outono, as larvas aparecem dos ovos, que se depositam sob a casca do larício perto de seus rins durante o inverno.
Na primavera do ano seguinte, as larvas invernadas degeneram em falsos fundadores, cada um dos quais é capaz de depositar até 200 ovos. Dos ovos postos, surgirá uma geração de fêmeas e machos que voarão para enfeitar para deitar um novo lote de ovos e permanecer nele para o inverno. A partir destes ovos são deduzidas fêmeas, colocando apenas um ovo, que dará vida a um fundador feminino, capaz de formar galhas. Portanto, há uma reprodução cíclica e desenvolvimento dos hermes com a participação de duas variedades de árvores.
Como lidar com hermes nas árvores
Ao lutar com Hermes, não se deve esquecer que isso não é uma doença, mas sim um sabotador, e é possível e necessário livrar-se dele como de um inseto parasita. Se um herme é encontrado em abetos ou em alguma outra planta de coníferas, a primeira coisa a fazer é cortar e queimar partes de brotos com galhas, é aconselhável fazê-lo no começo do verão, até que as larvas que vivem nelas finalmente tenham se desenvolvido.
Então, em algumas visitas, enxágue as pragas dos galhos com uma corrente de água sob pressão. Depois disso, você precisa pulverizar a árvore com uma solução de óleo mineral - 150 ml por 5 litros de água. Se esses métodos poupadores não forem eficazes, a planta é tratada com "Aktara", "Confidor", "Mospilan" ou "Comandante" de acordo com as instruções de uso.
Medidas preventivas: como aumentar a resistência a pragas
A ferramenta preventiva mais importante - Não planta perto do larício de abetos, como a proximidade dessas plantas afeta favoravelmente a reprodução de Hermes. Mudas saudáveis devem ser plantadas em solo solto e fértil, em locais escuros e sem correntes de ar.
O solo é recomendado para cobrir com uma casca de pinheiro, ea planta pode ser tratada com um meio para aumentar a imunidade - "Epin", isso irá fornecer proteção adicional de árvores coníferas do hermes. A pulverização repetida periódica de árvores coníferas com "Decis" ou "Fastak" servirá como um remédio preventivo para Hermes.