Doença da uva: sinais, causas e tratamento

Pin
Send
Share
Send

Uvas - uma cultura que exige maior atenção, especialmente se não é cultivada no sul da Rússia, mas na faixa do meio ou na Sibéria. Como a planta gosta de calor, é bastante difícil para ele sobreviver em um clima frio, e a falta de cuidados adequados, solo inadequado e várias doenças podem destruir não apenas a colheita, mas toda a planta, juntamente com folhas, caules e raízes.

As uvas, como a maioria dos outros organismos vivos, são mais frequentemente infectadas por infecções, que são transmitidas de uma planta doente para uma saudável. Desta forma, várias doenças virais, fungos e bactérias nocivas passam.

Em muitos casos, ervas daninhas e pequenas pragas de terra, como insetos e roedores, são portadoras de doenças nas vinhas.

Para arbustos infectados, qualquer fator externo afetará seu crescimento e desenvolvimento, seja a fertilidade do solo, sua composição, umidade do ar, regularidade da precipitação, etc. Por exemplo, durante chuvas torrenciais, uma uva dolorida simplesmente apodrece.

Existe um tipo não infeccioso de doença da uva - incluem várias lesões mecânicas, como poda inadequada, queimadura de folhas, danos às raízes por ferramentas de jardim.

Doenças fúngicas das uvas

A doença mais comum que é familiar a todos os agricultores e produtores de vinho é chamada de míldio (sidium) e, em palavras simples - míldio.

Este fungo afeta folhas de uva, brotos e bagas, formando manchas amarelas e cinza nelas. Esse sintoma não pode ser ignorado; caso contrário, você pode permanecer não apenas sem uma colheita, mas também geralmente sem uma colheita no site.

Os cogumelos se reproduzem no solo, em folhas caídas e bagas podres e são transportados pelo vento por grandes áreas de vinhedos. Folhas mais jovens e pincéis de bagas são mais propensos a danos, os mais velhos são mais resistentes a essa infecção.

Para prevenção, jardineiros experientes amarram brotos para que não caiam no chão; enteado e remover brotos extras; Eles a limpam sob as vinhas, removendo e queimando folhas caídas, e as pulverizam com preparações contendo cobre 5-6 vezes por temporada (mistura de Bordeaux a 1%, cloróxido de cobre). O processamento é concluído 3 semanas antes da colheita.

É tratada com mofo pulverizando periodicamente videiras com fungicidas. Bons resultados foram mostrados com zircão. Várias ferramentas eficazes: Strobi, Polikhom, Rodimol Gold.

Outro fungo perigoso é o Oidium. Ocorre um pouco menos, mas os sintomas são quase os mesmos da primeira doença - manchas cinzentas nas folhas e frutos.

O nome popular da doença é oídio. Se você não tomar medidas para prevenir e tratar esta infecção, a colheita corre um sério risco. Primeiro, as bagas explodirão e em alguns anos a cultura desaparecerá completamente.

As medidas de prevenção não diferem das medidas para o oídio. As mesmas ações ajudarão a proteger a planta contra infecções.

Para o tratamento, é necessário usar soluções com a adição de preparações de enxofre. O enxofre combate efetivamente a infecção e preserva a colheita.

Para a solução final, 80 gramas de enxofre devem ser diluídos em um balde de água. Além disso, pode ser usado enxofre em pó com a adição de resina de madeira. Carbis Top, Tiovit, Topaz também ajudará.

Antracnose - secagem da vinha. Folhas e galhos são cobertos com saltos marrons e secos. É causada mais frequentemente por chuvas torrenciais frequentes.

O tratamento é o mesmo do oídio - tratamento químico e remoção de brotos danificados.

Se a doença adquiriu uma forma crônica ou se arrastou - você precisa usar fungicidas, como: Kartotsid, Fundazol, Policarbacino, Ordan, Previkur, Artserid, Abiga-Peak. O tratamento antifúngico deve ser realizado regularmente em intervalos de duas semanas.

Doença antracnose - Cercosporose. Quando infectadas, as folhas ficam cobertas com manchas de cor verde-oliva e secas. Para o tratamento, uma mistura de Bordeaux é usada.

Alternariose é uma doença fúngica da primavera. Seus sintomas são os seguintes: as bagas são cobertas com um revestimento branco heterogêneo e outras partes da planta são acinzentadas ou marrons. Bagas danificadas apodrecem rapidamente. O fluido de Bordeaux ajudará efetivamente na luta.

Escoríase (manchas pretas) - esse fungo forma manchas pretas em toda a planta. Folhas, frutas e galhos ficam pretos. Os caules infectados ficam pretos, secos e caem, incapazes de segurar o cacho. Para salvar a planta, a poda e a queima de galhos danificados são necessárias, e a planta também pode ser tratada com o fungicida antifúngico Medea ME, e isso deve ser feito no início da primavera, quando os brotos começam a florescer.

Apoplexia. Esta doença fúngica afeta o mato no meio da estação, em clima quente. Placa branca se forma nas folhas inferiores. Devido ao grande número de substâncias tóxicas liberadas pelo fungo, a planta pode morrer muito rapidamente, mas há momentos em que a doença prossegue de forma crônica por vários anos. O arsenito ajuda com esse fungo, no entanto, é tóxico e deve ser usado com cautela. Podridão cinza, podridão branca, podridão preta

Podridão cinza - revestimento fibroso cinza que afeta qualquer parte da planta. Na maioria das vezes, aparece nos cachos mais baixos das bagas. Doença muito perigosa, pouco tratável. Recomendar significa Medea ME, Título 390, Switch, Horus, Antracol. Para prevenção, você precisa elevar os furos da superfície da terra, beliscar a planta, remover ervas daninhas, não exagere com fertilizantes nitrogenados.

Podridão branca não é muito diferente dela. Com esta doença, principalmente bagas apodrecem. O revestimento de pêlo branco, como o mofo, cobre os pincéis parcialmente ou no todo. Esta doença nem sempre fala de infecções por fungos, às vezes aparece quando a planta é danificada mecanicamente. O tratamento é o mesmo que com oídio.

Podridão negra. Com esta doença, folhas e frutos escurecem. Quando derrotados, adquirem uma cor roxa ou preta escura. A doença progride rapidamente, se espalha para áreas saudáveis, respectivamente, a área de podridão aumenta. Para o tratamento, Antracol, Topázio e fungicidas com um teor de cobre são adequados.

Armillarosis é uma doença fúngica que afeta as raízes e folhas das uvas. A princípio, eles ficam amarelos e, no outono, ficam cobertos de cogumelos amarelos e marrons. As uvas são tratadas com fungicidas com cobre.

A verticilose é uma doença que progride ao longo de cinco anos. Durante a doença, os brotos morrem e as folhas ficam amarelas. Para o tratamento, a pulverização de arbustos com Fundazol é adequada.

Doença Viral da Uva

As doenças mais perigosas das uvas são virais. Enólogos e produtores experientes sabem que, com uma infecção viral, a única maneira correta é remover a sarça, uma vez que essas doenças são praticamente incuráveis. A doença é causada por pequenas bactérias nocivas transmitidas por mudas ou insetos jovens.

Tais doenças são muito difíceis de determinar, uma vez que os sintomas diferem pouco das doenças fúngicas ou do resultado de danos externos à videira, portanto, é recomendável tomar medidas preventivas, como:

  • Plantar apenas mudas "limpas" saudáveis
  • Controle regular e periódico de pragas roedoras e sugadoras.
  • Escavação e descarte de plantas doentes completamente

As doenças virais mais comuns têm os seguintes nomes: marmoreio de folhas, clorose (infecciosa), necrose de veias foliares, mosaico de veias, nó curto.

Doenças não transmissíveis

A doença mais comum não causada por infecções é a clorose (ferro). Surge como resultado de condições ambientais adversas, desenvolve-se principalmente no frio, e o fertilizante errado do solo também pode ser a causa.

A alcalinização excessiva e o fertilizante nitrogenado também levarão à clorose. Outro motivo comum é a falta de ferro no solo.

Você pode diagnosticá-lo com os seguintes sintomas: as uvas deixam de florescer, os brotos se tornam quebradiços e quebradiços, e as folhas ficam descoloridas, ficam muito pálidas com um tom amarelado.

A clorose é tratada pulverizando a solução com a adição de preparações de ferro a qualquer momento, mas a exposição direta à luz solar durante o tratamento é excluída. Recomenda-se uma solução de 10 l. água e adicionou-se 100-200 gramas de sulfato de ferro. As folhas podem ser pulverizadas com quelato de ferro, fortalecendo sua estrutura.

Além do ferro, é aconselhável fertilizar o solo com vitaminas, que incluem manganês, zinco e boro.

Pragas da Uva

O perigo para as uvas não é apenas doenças, mas também um grande número de pragas que enfraquecem a planta e ela se torna ainda mais vulnerável. Os mais perigosos: filoxera, folheto, variegado de uva, ácaro e outros.

Cerca de 10 pragas de uvas, medidas preventivas e medidas de controle, leia em nosso portal o residente do Sr. Summer.

Pin
Send
Share
Send