Ficus microcarpo: descrição, atendimento domiciliar

Pin
Send
Share
Send

Ficus microcarpo (Moklama ou Moklama) - um arbusto perene semelhante a uma árvore, pertence à família Mulberry. Ele é do sudeste da China, Japão, Filipinas, Taiwan, Indonésia e norte da Austrália.


Descrição de Ficus Moklama

Em condições naturais, a planta atinge 25 m, e com o crescimento da casa - não mais que 1,5 m. Sua característica incomum é um cinza espessado suave, mas ao mesmo tempo fino e delicado, caule radicular e uma coroa verde ou heterogêneo brilhante. Esta planta é uma epífita, tem muitas raízes aéreas.

Ficus microcarpus tem pequenos frutos que se assemelham a bagas, razão pela qual recebeu esse nome. Em casa, eles não se desenvolvem, como flores, devido à falta de polinização. As folhas da árvore em miniatura são lustrosas, lanceoladas, pecíolos são curtos.


Usado na floricultura decorativa como um bonsai.

Dois representantes do ficus microcarpo

A diferença entre as espécies desse representante de ficus é pequena, apenas na cor da placa foliar:

  • Variegata (Albumarginata) - folhas variadas, adora muito a luz. Despretensioso.
  • Ginseng (ginseng) é a principal vantagem nas raízes grossas originais, as folhas são verdes comuns. Ao formar um bonsai, a ênfase está no sistema radicular, para que a coroa seja aparada.

Cuidar do ficus microcarpo em casa

O microcarpo Ficus é despretensioso nos cuidados, enquanto que com a formação adequada, você pode obter formas bizarras e bizarras.

Primeiros passos

O cuidado adequado da planta após o surgimento da casa determina seu bem-estar no futuro.

É muito importante afastar a flor de outras plantas e monitorar cuidadosamente sua condição. Se pragas ou doenças são detectadas, medidas apropriadas devem ser tomadas.

A princípio, a planta descarta as folhas, esse é um processo natural de aclimatação. Rega regular e pulverização diária são necessárias, com a adição de um estimulante de crescimento. Após 14 dias, o ficus pode ser transplantado.

Localização, iluminação

Imediatamente após a aquisição, determine a localização da flor.

A planta prefere pouca iluminação, alta umidade e ausência de correntes de ar.

A espécie de ginseng é colocada nas janelas norte, oeste e sudoeste; o verigat se sentirá bem no leste, sudeste, pois é mais fotófilo. No inverno, é usada iluminação fluorescente.

Localização do ficus de sistemas de aquecimento - 2 m, nada menos.

Temperatura

Desejável - + 19 ... +24 ° C. Nos verões quentes, eles ventilam, mas não permitem correntes de ar. No inverno, quando a planta está em repouso, pode cair para +15 ° C. Se o recipiente com ficus estiver no chão, verifique se as raízes não congelam.

Molhar, umidade

A irrigação correta é muito importante, dependendo da estação, temperatura e umidade da sala, tamanho da panela e outros fatores. É necessário monitorar a condição da flor e, para quaisquer desvios, ajustar os cuidados.

A planta prefere rega moderada. Com a falta de umidade, descarta as folhas. É possível acompanhar a situação no terreno. Quando é regada a seco.

Umidade confortável - 70%. Nos indicadores abaixo, o ficus é pulverizado periodicamente, um banho quente é organizado uma vez por mês.

Transplante, solo, vaso

Ficus jovens requerem um transplante anual, mais adultos após 2 anos. Passe-a no início da primavera.

O processo passo a passo consiste nas seguintes ações:

  • O vaso é colhido 4 cm a mais que o anterior, mas se a flor não tiver aumentado de tamanho, basta substituir o solo;
  • A planta não é regada para que não haja restos da antiga mistura de solo nas raízes. Cuidadosamente removido da panela, sacudindo o chão. Raízes cortadas um pouco
  • Pegue um recipiente preparado com drenagem e substrato para ficus. O solo pode ser preparado antecipadamente independentemente do relvado, turfa e areia (quantidades iguais), com a adição de cinzas (0,5 partes).
  • Coloque a árvore no centro da panela e polvilhe-a, selando-a batendo no recipiente.

Para plantas mais velhas, é preferível o solo da seguinte composição:

  • terra e relvado (2 partes cada);
  • areia e húmus (1 parte cada)
  • carvão vegetal (0,5).

Top vestir

No período vegetativo (primavera - outono), o ficus precisa de fertilizantes - uma vez a cada 14 dias. É possível combinar a cobertura com a pulverização - uma vez a cada 20 dias. Nesse caso, a concentração do medicamento é reduzida (consulte as instruções). Misturas especiais são usadas para madeira de lei ou para o cultivo de bonsai. Paz (final do outono - inverno) - uma vez a cada 40 dias.

Formação

Para formar uma linda coroa, a planta é encurtada regularmente. Faça isso na primavera e no verão, quando a flor estiver crescendo ativamente. É permitido que os novos galhos cresçam 10 pares de folhas, depois são cortados, deixando 3. Cuidadosamente, lave o suco leitoso que é liberado e polvilhe com pó de carvão ativado.

Se você quer cultivar bonsai, o topo do ficus é cortado quando atingir 15 cm, para estimular os processos laterais. Então encurtar a planta depende da imaginação do proprietário.

Reprodução

O microcarpo de Ficus é propagado de três maneiras.

Estacas

O método mais popular:

  • Pegue as estacas remanescentes da guarnição (corte em um ângulo oblíquo), colocadas por um dia em água morna.
  • Mude para um novo recipiente com água morna com a adição de carvão.
  • Quando as raízes aparecem, elas plantam em um copo pequeno com terra, cobrindo-o com um recipiente transparente.
  • As folhas novas são um sinal para o transplante no solo em um vaso maior, com um aprofundamento de 3-5 cm nas estacas e também em uma espécie de estufa. Umedeça regularmente as mudas por pulverização.
  • O enraizamento ocorre um mês.

Camadas

Ao propagar ficus desta maneira, as características da planta mãe não são transmitidas:

  • É feito um corte da casca da árvore (10 cm), partindo do topo em 50 cm.
  • Depois de secar a fatia, envolva-a com musgo e filme.
  • Após a formação das raízes neste local, a coroa é separada do tronco principal e plantada em outro vaso.

Semente

Este método permite cultivar uma planta com um tipo incomum de raiz:

  • As sementes umedecidas e estratificadas são colocadas em um amplo recipiente raso, com uma camada de drenagem e solo úmido.
  • Distribuído na superfície polvilhada com areia.
  • Cubra com um material transparente (vidro, filme).
  • Contém plantações a uma temperatura de + 22 ... +25 ° C.
  • Após 14 a 28 dias, quando o primeiro par de folhas aparece, os brotos são plantados.
  • Pulverizado regularmente.
  • Após 2 meses, coloque em vasos separados.

Erros no cuidado de ficus microcarpo, doenças, pragas

Ao se desviar das regras para o tratamento do ficus microcarpo, ele pode adoecer e até morrer. Ao regar a planta excede o necessário, é possível não apenas apodrecer as raízes, mas também o aparecimento de pragas, como os ácaros. A falta de umidade e o excesso de calor promovem a reprodução de pulgões.

Manifestação nas folhas, etc.RazõesEliminação
Caindo.
  • natural;
  • mudança climática;
  • vaso ou solo inadequado;
  • pouca ou muita iluminação;
  • congelamento das raízes.
  • não preste atenção;
  • não se mova desnecessariamente;
  • troque o vaso, se for visível que é largo, trate o solo com fungicidas (Fitosporina, permanganato de potássio);
  • alterar condições.
O aparecimento de manchas escuras.Podridão da raiz.Reduza a rega. Deixe o solo na panela secar. Adicione orifícios de drenagem.
Escurecimento, amolecimento das raízes.FusariumMudar para um lugar mais quente, a água como o solo seca.
O aparecimento de uma placa esbranquiçada, teias de aranha.Ácaro.Para tratar com um cotonete umedecido em álcool ou com solução de sabão em pó ou borrifar com inseticidas (Actellik).
O aparecimento de manchas escuras, que após uma inspeção mais detalhada são insetos.Pulgões.Banhe-se em uma solução de tabaco ou sabão.

Residente do Sr. Summer informa: ficus microcarp - benefícios e danos

O ficus é considerado uma planta que cria o conforto de uma casa e a estabilidade da vida familiar. Além disso, purifica o ar, saturando-o com oxigênio e absorvendo substâncias nocivas. Mas, ao mesmo tempo, o suco da planta é venenoso.

Todas as manipulações com a flor devem ser realizadas com luvas e excluir seu conteúdo na casa onde vivem crianças e animais.

Pin
Send
Share
Send