Doenças e pragas do endro: medidas de controle e prevenção

Pin
Send
Share
Send

A maioria dos jardineiros considera o endro uma planta completamente livre de problemas. Basta plantar suas sementes no solo apenas uma vez. Além disso, a cultura se reproduz auto-semeando, dispensa sedimentos naturais, não requer nutrição adicional e outros cuidados. Mas essa planta, como mostra a prática, pode sofrer doenças ou ser atacada por pragas. Portanto, é melhor saber com antecedência quais problemas são possíveis no cultivo de endro, como lidar com eles e evitar ataques de pragas ou o desenvolvimento de doenças fúngicas.

Tratamento e prevenção de doenças do endro

A prevenção de doenças leva um jardineiro muito menos tempo e esforço do que combatê-las. Portanto, é aconselhável focar precisamente essas medidas simples.

Primeiro de tudo, você precisa escolher corretamente um lugar para pousar. Muitos fungos patogênicos preferem alta umidade, ar viciado e frio. Portanto, o endro é semeado em áreas ensolaradas. A fábrica não tem medo de ventos e correntes de ar.

A rotação de culturas é muito importante. No mesmo local, o endro é desejável para crescer no máximo 2-3 anos. Então a cama precisa ser movida para um novo local. Bons antecessores da cultura são plantas da família Pumpkin, Legume, Solanaceae. Não plante endro após cenouras, beterrabas (planície e folha), morangos de jardim e outros guarda-chuvas. Em geral, as camas com essas culturas são colocadas o mais longe possível uma da outra.

Os tomates são maus predecessores do endro, essas culturas têm uma doença comum - a verticilose

O tratamento de sementes pré-plantadas também é necessário. É mais fácil mergulhá-los por 15 a 20 minutos em água quente (45-50ºС) e mergulhá-los em água fria por meia hora. Você também pode usar uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio para desinfecção, mas o tempo de processamento nesse caso aumenta para 5-6 horas. Um efeito semelhante é dado pelos biofungicidas. Na solução preparada de acordo com as instruções, as sementes são decapadas por 10 a 15 minutos, depois lavadas em água corrente fria e secas até um estado de fluidez.

Solução de permanganato de potássio - um dos desinfetantes mais comuns

A imunidade da planta é afetada positivamente pelo tratamento com bioestimulantes. Isso se aplica aos remédios populares (suco de aloe, ácido succínico, mel diluído em água) e aos preparativos para armazenar (Epin, Kornevin, Zircon, humato de potássio).

As sementes são semeadas no jardim o mais uniformemente possível, evitando o espessamento das plantações. A aglomeração impede que as plantas cresçam normalmente e as torna mais vulneráveis. Doenças e pragas nesse caso se espalham muito mais rapidamente.

O endro na cama é semeado o mais uniformemente possível, evitando o espessamento das plantações

A cama é necessariamente arrancada e solta regularmente. E no outono - eles cavam e removem todos os detritos de plantas. Ele precisa ser queimado o mais rápido possível e não armazenado em algum lugar no canto mais distante do site. Ovos e larvas de muitas pragas, esporos de fungos patogênicos inverno com sucesso nas raízes das plantas, em verduras secas.

Durante a estação de crescimento ativo, a fertilização com fertilizantes de potássio e fósforo é útil. Na dosagem certa, esses macronutrientes fortalecem a imunidade das plantas. O boro tem um efeito semelhante. Mas zelo com nitrogênio, pelo contrário, não vale a pena.

Doença típica do endro

O endro por natureza tem boa imunidade. Essa vantagem também foi transmitida às variedades e híbridos criados pela criação. No entanto, existem fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças, por exemplo, clima chuvoso ou plantios espessados. Em condições favoráveis, essa cultura também pode sofrer de fungos patogênicos. Dill ainda não tem proteção absoluta contra doenças.

Oídio

Uma das doenças mais comuns que afetam a grande maioria das culturas de jardim. Dill também pode sofrer com este fungo. Seu desenvolvimento é promovido por alta umidade (70% e mais) e temperatura bastante baixa para o verão (17-20ºС). Os esporos de um fungo patogênico são transportados por pulgões, formigas e muitos insetos voadores.

O primeiro sinal de infecção por mofo é as folhas, como se pulverizadas com um pequeno pó esbranquiçado ou acinzentado. Gradualmente, esse revestimento “engrossa”, sua cor muda para marrom escuro. O tecido afetado seca e morre. Em princípio, esse endro pode ser consumido, mas seu sabor é bastante deteriorado e seu aroma característico é praticamente perdido.

Oídio é uma das doenças mais comuns das culturas hortícolas, endro também pode sofrer com isso

Para a prevenção do plantio, o endro é tratado com uma solução rosa-clara de permanganato de potássio diluído em água com enxofre coloidal (3-5 g / l). É útil adicionar permanganato de potássio periodicamente à água para irrigação. É aconselhável realizar esses tratamentos pelo menos uma vez a cada 1,5-2 semanas.

Tratamento de plantio com solução de enxofre coloidal - prevenção eficaz do oídio

Tendo encontrado sintomas característicos indicando um estágio inicial da doença, o endro e o substrato no jardim são pulverizados com infusão de cebola ou alho, uma solução de mostarda em pó. Se até agora apenas as folhas individuais são afetadas pelo fungo, elas podem simplesmente ser removidas e toda a planta tratada com espuma de potássio verde, alcatrão ou sabão em pó. Como o fungo não tolera um ambiente ácido, um bom efeito é aplicado borrifando água diluída na proporção de 1:10 kefir ou soro de leite com a adição de iodo (gota por litro de solução).

O alho produz fungos patogênicos voláteis e destrutivos

Em casos graves, são utilizadas preparações contendo cobre, fungicidas. Embora, para qualquer vegetação, isso seja muito indesejável, porque na maioria das vezes é consumido sem tratamento térmico e, às vezes, até não é lavado. Se houver escolha, deve-se dar preferência a preparações de origem biológica, que não prejudiquem a saúde humana ou o meio ambiente. Por exemplo, Strobi, Gamair, Mikosan, Alirin-B. Geralmente, 2-3 procedimentos suficientes, com um intervalo de 5-6 dias. Embora haja jardineiros que preferem produtos "confiáveis ​​e comprovados", como o líquido de Bordeaux e o sulfato de cobre. Outra opção é antibióticos. Em um litro de água, é necessário dissolver 1-2 g de penicilina, estreptomicina e terramicina em pó.

Vídeo: métodos de controle de oídio

Peronosporose

O oídio é reconhecido por manchas borradas de cor de limão na frente da placa da folha. Eles parecem "oleosos", mudam rapidamente de cor para verde escuro e depois marrom. O lado errado da folha é puxado por uma camada contínua de malva. Gradualmente, esses pontos crescem, se fundem em um. Afetados pelo fungo, as folhas murcham, enrugam e secam e se decompõem em fragmentos separados. A vegetação nos arbustos de endro afetados pelo oídio torna-se pálida, quase sem gosto. A doença pode destruir a planta completamente em um período muito curto de tempo, literalmente em dois a três dias. Os esporos de um fungo patogênico são transportados por pulgões, moscas-brancas. As condições favoráveis ​​para o desenvolvimento de míldio são mudanças bruscas nas temperaturas diurnas e noturnas, precipitações frequentes (além de regar com água fria).

Peronosporose destrói a planta muito rapidamente, muitas vezes o jardineiro nem sequer tem tempo para agir

Para proteger as plantações da peronosporose, o endro e o solo da cama são polvilhados com giz em pó ou cinzas de madeira peneirada. É útil incorporar essas substâncias no solo durante o processo de afrouxamento. Na primavera, pouco antes do surgimento das mudas ou antes de plantá-las no jardim, recomenda-se eliminar a área selecionada com uma solução de Integral, Alirina-B e Haupsin. Uma vez por mês, durante o período de vegetação ativa, pode ser usado ácido bórico diluído em água (1 g / l).

A cinza de madeira é uma proteção eficaz contra muitos fungos patogênicos

Os remédios populares na luta contra a doença não são muito eficazes, mesmo nos estágios iniciais de seu desenvolvimento. Na melhor das hipóteses, eles podem apenas atrasar um pouco o processo. Para fazer isso, use infusões de plantas verdes que produzam fitonídeos - cebola, alho, absinto, yarrow.

Se a doença não for notada a tempo e for muito longe em seu desenvolvimento, os medicamentos Fitosporin-M, Planriz, Bayleton, Baikal-EM. Normalmente, dois tratamentos com um intervalo de 12 a 15 dias são suficientes. Mas drogas de origem biológica às vezes não dão o efeito desejado. Nesse caso, você precisa recorrer à "artilharia pesada" - por exemplo, Acrobat-MC, Oksikhom, Ridomil-Gold. Esses medicamentos representam um risco para a saúde humana e animal; portanto, antes de pintar, você deve cuidar de equipamentos de proteção individual (pelo menos, usar um respirador e luvas). Não há endro dos leitos processados ​​por pelo menos um mês.

Fitosporina-M - um dos fungicidas mais populares de origem biológica em jardineiros

Existe outra maneira radical de combater a doença. Todas as plantas do local que poderiam ter sido infectadas são retiradas e queimadas. Cavar o solo ou afrouxá-lo bem, depois derramar com água fervente, uma solução escura de permanganato de potássio e framboesa ou 5% de sulfato de cobre.

Fomose (podridão seca)

Esta doença é mais provável característica das cenouras, mas endro também afeta, porque essas plantas pertencem à mesma família. Seu desenvolvimento é promovido pelo calor e alta umidade. Outro fator que contribui para a infecção é a deficiência no solo de boro.

Com uma deficiência no solo de boro, o risco de desenvolver fomosis é muito maior

Pequenas manchas acastanhadas ou bege acinzentadas com borda marrom mais escura aparecem nas folhas. O lado errado adquire uma tonalidade roxo-azulada não natural. As folhas mais baixas podem ficar completamente rosadas. As áreas de tecido afetadas são gradualmente destruídas e morrem, o endro praticamente pára em desenvolvimento, as folhas empalidecem. Se você puxá-lo do chão, poderá ver as úlceras marrons pressionadas nas raízes. Os tecidos abaixo se transformam em pó.

A fomose geralmente afeta as raízes e as bagas, mas o endro também pode sofrer com esta doença.

Para impedir o desenvolvimento de fomosis, o local antes da semeadura é derramado com uma solução a 0,5% de tiram, fundazol ou rovral. Para fortalecer a imunidade das plantas, fertilizantes contendo potássio e fósforo são aplicados ao solo. Mas o nitrogênio, pelo contrário, os enfraquece, portanto você não deve ser zeloso com ele. O mesmo se aplica ao estrume fresco. Além disso, durante a estação de crescimento, é aconselhável realizar 2-3 curativos foliares com uma solução de ácido bórico. E no solo na cama a cada 4-5 anos, você pode fazer um bórax.

Fertilizantes de fosfato e potássio na dosagem certa têm um efeito positivo na imunidade das plantas

A fonose praticamente não é passível de tratamento. Isso também se aplica a remédios populares e produtos químicos. Será mais fácil remover as amostras infectadas dos leitos e desinfetar o solo neste local.

Cercosporíase

Uma doença fúngica perigosa que afeta toda a planta e inibe fortemente seu desenvolvimento. O fungo patogênico interfere no curso normal do processo de fotossíntese, no qual o arbusto de endro deve agora gastar toda a sua energia em detrimento da formação de novas folhas. O desenvolvimento da cercosporiose contribui para o frescor (temperatura não superior a 20 ° C) e alta umidade.

Múltiplas manchas pequenas (2-4 mm de diâmetro) de cor acastanhada com uma borda cor de tijolo aparecem nas folhas. Eles se sentem aveludados ao toque. Eles aumentam rapidamente de diâmetro, espalhando-se por toda a chapa. As folhas afetadas apodrecem e morrem.

Atualmente, não existem remédios especiais para o tratamento da cercosporose, portanto, atenção especial deve ser dada à prevenção

Para prevenção e aos primeiros sinais do desenvolvimento da doença, o endro é pulverizado com 1% de líquido Bordeaux ou uma solução de Abacus, Rex-Duo, Dual-Gold. Se o tempo estiver favorável para o fungo, o tratamento pode ser repetido após 2,5 a 3 semanas. No calor e com seca prolongada, isso não é necessário. Também é útil aumentar a imunidade do endro aplicando fertilizantes de fósforo e potássio em doses que não excedem a norma recomendada.

O ábaco é uma das drogas usadas para prevenir a cercosporiose

Além das plantas "cultivadas", a cercosporiose pode afetar a quinoa, o cardo e os dentes-de-leão. Portanto, atenção especial deve ser dada ao controle de plantas daninhas.

O cardo de porca é uma das muitas ervas daninhas que o agente causador da cercosporíase usa como “base”

Fusarium

A fusariose é uma doença muito perigosa que afeta a grande maioria das culturas de jardim. O fungo que parasita nos tecidos da planta os satura com secreções venenosas. Consequentemente, frutas, bagas, vegetais de raiz, vegetais e verduras se tornam inadequados para comer. Na maioria das vezes, a doença se desenvolve em solo acidificado leve. Mas em um substrato pesado de argila - quase nunca. Ele gosta de fungos e calor, alta umidade. Portanto, o endro cultivado em estufa está na zona de risco particular. Os esporos carregam muitos insetos que se alimentam de seiva - pulgões, ácaros, moscas brancas.

Na parte aérea da planta, os sintomas característicos do fusarium aparecem quando a doença já foi longe o suficiente

Outro fator de risco é um excesso de cloro no solo. Portanto, é melhor recusar fertilizantes com o conteúdo desse microelemento. Por exemplo, é indesejável alimentar o endro com cloreto de potássio. Mas o cálcio não gosta de fungos patogênicos. É aconselhável adicionar farinha de dolomita ao solo durante a preparação do leito, esmagada com um giz em pó ou casca de ovos.

Farinha de dolomita - um desoxidante natural do solo, sujeito à dosagem sem efeitos colaterais

As folhas dos arbustos de endro afetadas pelo fusarium perdem o tom, ficam amarelas e desbotam. Manchas "aguadas" aparecem nelas. O processo na grande maioria dos casos vai de baixo para cima. Nas seções das hastes, manchas escuras em forma de anel, quase pretas, são claramente visíveis - vasos entupidos. Mais perto das raízes, pode aparecer uma camada de mofo branco-rosado.

A doença também é perigosa porque não se manifesta há cerca de um mês - este é o período de incubação. E, em seguida, o processo de murcha quase é rápido, 4 a 7 dias são suficientes para a planta morrer.

Uma medida preventiva eficaz é a rega semanal do solo com uma solução rosa pálida de permanganato de potássio. Você também pode usar uma infusão de casca de cebola ou cinza de madeira (cerca de 0,5 litro de matéria-prima por 3 litros de água fervente).

Infusão de casca de cebola - prevenção eficaz de fusarium

Os remédios populares na luta contra a fusariose são ineficazes. É melhor não perder tempo e usar imediatamente fungicidas - Phytolavin, Agat-25K, Vectru, Vitaros. Estes são medicamentos de origem biológica. Na ausência do resultado desejado, o tratamento é repetido, mas já são usados ​​meios mais "sérios" - Oksikhom, Bravo, Raek, Diskor. É aconselhável pulverizar apenas as plantas que parecem não infectadas. Aqueles em que os sintomas característicos se manifestaram não podem ser salvos. Eles são retirados do jardim e queimados o mais rápido possível. É estritamente proibido enviá-los para uma pilha de compostagem se você não quiser infectar o jardim inteiro mais tarde.

Verticilose

Os arbustos de frutos silvestres e as culturas de raízes sofrem frequentemente de murchamento verticilífero, mas o endro também está em risco. Uma característica da doença é um longo período de incubação (2-3 anos), durante o qual seu patógeno não se manifesta de forma alguma, desenvolvendo-se no solo. Contribui para o surgimento de verticilose em alta temperatura (25ºC e mais), principalmente em combinação com baixa umidade.

O fungo obstrui os vasos que liberam a umidade das raízes das partes aéreas da planta, enquanto libera substâncias tóxicas que envenenam os tecidos. O processo começa a partir das raízes, portanto, nas plantas infectadas, o sistema radicular é pouco desenvolvido, como se estivesse "solto".

As folhas inferiores secam gradualmente. A situação não muda para melhor, mesmo se você costuma regar as plantas. Então os arbustos de endro praticamente param no desenvolvimento, diminuem. As folhas adquirem um tom avermelhado não natural. Pode aparecer uma fina camada de um revestimento cinza-branco “sujo” que se assemelha a uma tela, mas isso não é um sinal obrigatório. Devido a esse sintoma, a verticilose é frequentemente confundida com um ácaro e começa a usar acaricidas, perdendo tempo.

O endro afetado pela verticilose parece desbotar e secar sem motivo.

Na maioria das vezes, de todas as culturas cultivadas em parcelas domésticas, morangos e beterrabas sofrem de verticilose. Portanto, o endro não é recomendado para ser plantado nos mesmos canteiros ou por pelo menos cinco anos após essas plantas.

Morangos de jardim - uma cultura que, quando cultivada em hortas, sofre de verticilose com mais freqüência

Atualmente, não existem meios para o tratamento da verticilose. Portanto, medidas preventivas são especialmente importantes. O solo do jardim é desinfetado a cada outono, durante a estação de crescimento ativo, pelo menos 2 a 3 semanas são regadas com uma solução de biofungicidas (Phytocide-R, Phytodoctor, Fitosporin-M). Ao plantar, é útil introduzir grânulos de Gliocladin, Trichodermin, Entobacterin no solo.

Não existem meios para o tratamento da verticilose, a glicocladina, como outras drogas, é usada apenas para prevenção

Para aumentar a resistência do endro a esta doença, recomenda-se a alimentação foliar. Passe-os quando os arbustos crescerem entre 8 e 10 cm de altura. Em um litro de água, 1-2 g de permanganato de potássio, ácido bórico, sulfato de cobre e sulfato de zinco são diluídos. O procedimento é repetido mais três vezes, com um intervalo de 10, 20 e 30 dias entre eles. Esta solução nutritiva contém quase todos os oligoelementos necessários para a planta. Afeta positivamente sua imunidade e aumenta a resistência a qualquer doença fúngica.

"Perna negra"

A doença é perigosa principalmente para mudas jovens. Ele pode destruir a maior parte ou mesmo toda a safra futura de endro já na fase de emergência das mudas. Na grande maioria dos casos, o próprio jardineiro é o culpado pelo seu desenvolvimento, com muita frequência e / ou regando abundantemente as camas.

A base do caule fica mais fina, escurece e seca. A planta se deita no chão com seu próprio peso. Então seca rapidamente e morre.

"Perna Negra" - uma doença que afeta mudas e mudas em campo aberto

Assim que as mudas aparecem, a cama é polvilhada com uma fina camada de areia fina. Para prevenção, as mudas de endro são pulverizadas com cinza de madeira peneirada ou giz triturado. Também é útil plantá-las no solo no processo de afrouxamento. Você também pode lidar com o plantio com uma solução comum ou com carbonato de sódio (5-7 g por litro de água). É aconselhável irradiar as sementes antes de plantar com uma lâmpada de quartzo por três a cinco minutos.

Água de cozimento diluída ou carbonato de sódio ajuda a lidar com a "perna negra" em um estágio inicial

Tendo descoberto as primeiras manifestações características, o dill de rega é bastante reduzido, reduzindo-o ao mínimo necessário. Cada vez, vários cristais de permanganato de potássio são adicionados à água, mudando sua cor para rosado. Cada vez após a rega, o substrato é afrouxado, quebrando uma crosta dura na superfície do solo para que a umidade não fique estagnada.

Afrouxar o solo em uma cama com endro contribui para uma melhor aeração

Para combater a doença, o solo no canteiro e as plantas são pulverizadas com uma solução de Bactofit, Planriz, Fitosporin-M. Grânulos de Trichodermin ou Gliocladin são introduzidos no solo. Existem também remédios populares bastante eficazes - infusão de casca de cebola, cinza de madeira, álcool etílico a 3%.

Vídeo: como proteger as plantas da "perna negra"

Pesticidas e controle de pragas

Os dill greens são inerentes a um odor característico bastante acentuado devido ao alto teor de óleos essenciais. Isso afasta muitas pragas da planta, mas, infelizmente, nem todas.

Traça de endro

Também conhecido como "guarda-chuva", "cenoura" ou "anis". Esta é uma borboleta bem pequena com asas marrons sem graça. Apenas mais perto da borda frontal, uma tonalidade avermelhada aparece neles. Os adultos depositam ovos no solo e nas próprias plantas. As lagartas que emergem delas causam os principais danos ao endro. Eles também são pintados em um tom marrom-avermelhado com manchas verdes entre os segmentos.

O principal dano aos leitos com endro é causado por larvas de mariposa, mas isso não significa que os adultos não precisam ser combatidos

Eles comem botões e flores, sementes imaturas. O "guarda-chuva" de endro é trançado por algo semelhante a uma teia e reunido. Se a aparência da praga é notada a tempo, as que já sofreram de lagartas são mais fáceis de arrancar e destruir do que mexer com o tratamento.

A larva de mariposa endro reúne um guarda-chuva com material semelhante a uma teia de aranha

A fim de proteger a cama com endro de adultos, nas proximidades, você pode plantar flores e outras plantas com um forte aroma acentuado - malmequeres, chagas, calêndula, sálvia, alecrim, absinto. Verduras finamente picadas são usadas como matéria-prima para a preparação de infusões, que é aconselhável borrifar a cama pelo menos uma vez a cada 10 a 12 dias e, idealmente, após cada chuva. As armadilhas caseiras também dão um bom efeito - pedaços de papelão grosso, madeira compensada, vidro, manchados com cola de secagem prolongada, vaselina, mel. Da mesma forma, a fita adesiva usual para pegar moscas. Os preparados Lepidocida, Entobacterina e Bitoxibacilina afugentam as borboletas das camas. A solução precisa pulverizar o solo e as próprias plantas.

O cheiro pungente de absinto e algumas outras plantas repele a mariposa dill de plantações

A praga afeta não apenas as plantas cultivadas, mas também as guarda-chuva selvagens. Portanto, não devemos esquecer a capina regular do jardim. Esta é uma medida preventiva muito eficaz.

Tendo encontrado lagartas no endro, os arbustos são tratados com infusão de cinzas de madeira, às quais são adicionadas aparas de sabão (5-7 g / l). As pragas são simplesmente lavadas da planta. Como regra, um ou dois procedimentos com um intervalo de 3-5 dias são suficientes. Se não houver efeito esperado, são usados ​​quaisquer inseticidas de ação geral - Inta-Vir, Tanrek, Mospilan.

Folha de cenoura

Pequenos (até 2 mm de comprimento) insetos de cor verde pálido com grandes asas transparentes no outono depositam ovos nas raízes do endro. Em maio do ano seguinte, as larvas que se alimentam dos sucos das plantas nascem delas. Eles também são pintados em uma cor de salada pálida, as conseqüências ao longo das bordas do corpo são um pouco semelhantes às franjas. Na maioria das vezes, elas se depositam em folhas jovens que se enrolam com rapidez suficiente, “se enrolam”, lembrando variedades encaracoladas de salsa, depois se deformam e secam.

As bainhas das folhas de cenoura são muito fáceis de notar - elas saltam no ar com o toque mais leve do arbusto de endro

Adulto folha voa inverno em agulhas de pinheiro ou nas raízes de cenouras selvagens. Portanto, o endro de plantio deve ser colocado o mais longe possível das coníferas. Se isso não for possível, é aconselhável apertar o leito pelo período máximo de atividade de pragas com qualquer material de cobertura de passagem de ar (spanbond, lutrasil, agril). E não devemos esquecer de capinar o jardim.

Pinheiro é usado para abrigo de folhas de cenoura de inverno

Para afastar uma folha de cenoura de canteiros de endro, as plantações são pulverizadas com infusões de cascas de laranja, limão, qualquer outro cítrico, diluído com mostarda em pó diluído em água. O solo é polvilhado com uma mistura de cinzas de madeira peneirada com pimenta preta ou vermelha moída e migalhas de folhas de tabaco secas. Todos os ingredientes devem ser tomados aproximadamente igualmente. Ainda assim, a praga realmente não gosta de cebola. Portanto, eles podem cercar a cama com endro ao redor do perímetro ou com linhas alternadas ao plantar. Um efeito semelhante dá mostarda em folha.

A infusão de cascas de laranja afasta uma folha de folhas de cenoura das camas com endro

O uso de produtos químicos é indesejável, mas no caso de uma invasão maciça de pragas - essa é a única saída. Embora isso aconteça muito raramente. Os mais eficazes na luta contra as preparações folha-folha de cenoura são Tsimbush, Actellik, Sumicidin.

Mosca de cenoura

Inseto pequeno (até 4,5-5 mm de comprimento) com asas transparentes, colorido. As larvas também são de tamanho médio, amarelo pálido. O período de maior atividade dos adultos começa na segunda década de maio e dura cerca de um mês. Você pode se concentrar no florescimento das cinzas das montanhas e das macieiras.

O período de atividade máxima das moscas da cenoura ocorre no final da primavera

A mosca da cenoura prefere sombra e alta umidade. Na maioria das vezes, as plantações localizadas em cantos não ventilados (perto de uma cerca, cerca viva) e perto da água sofrem com isso. Em áreas abertas, afeta o endro extremamente raramente.

As larvas que nascem dos ovos depositados nas folhas dos ovos ficam no subsolo e criam raízes. Em locais de penetração no tecido, eles são pintados em uma cor marrom enferrujada. As plantas abrandam acentuadamente no desenvolvimento, os caules são deformados. As folhas adquirem uma tonalidade roxa artificial, depois ficam amarelas e secas.

As larvas de uma mosca de cenoura invadem as raízes da planta, comendo-as por dentro

Para prevenção, misturado com endro, você pode plantar cebola ou alho. O odor pungente dominará o aroma da vegetação, que é o foco das moscas adultas da cenoura. Além disso, as plantações durante a estação de crescimento ativo podem ser tratadas com infusões de topos de tomates, batatas, absinto, e as próprias plantas podem ser polvilhadas com pó de tabaco, pimenta moída e mostarda em pó. Durante o período de atividade máxima da praga, endro e solo no jardim são tratados com uma solução da droga Prestige-KS, Cypermetrin.

Cortado dos arbustos de tomate, os "enteados" podem ser usados ​​para fazer uma infusão que repele a mosca da cenoura

Existe outra maneira eficaz de lidar com as moscas da cenoura. Apesar da presença de asas, não pode ultrapassar 0,5 m acima do solo. Portanto, uma cama com endro pode simplesmente ser cercada ao redor do perímetro com uma malha de malha fina da altura apropriada. E calêndulas e calêndulas, plantadas perto do endro, atraem os inimigos naturais das pragas - ichneumonídeos.

Vídeo: como se livrar de uma mosca de cenoura

Escudo às riscas

Essa praga também é conhecida sob outros nomes - inseto de escudo, grafizoma listrado, inseto italiano. O sobrenome não indica sua terra natal, mas a semelhança distante de cores com o uniforme dos guardas militares do Vaticano. É impossível confundi-lo com qualquer outro inseto. É caracterizada por uma cor muito brilhante da concha de listras pretas e laranja-vermelhas alternadas. Além do endro, o inseto também afeta salsa e cenoura. O inseto é termofílico e, portanto, praticamente não é encontrado nas regiões do norte da Rússia.

Na planta, as pragas são claramente visíveis. Colam guarda-chuvas em grupos inteiros, a probóscide aspira o suco de macia, não tendo tempo para amadurecer as sementes. Como resultado, eles não amadurecem ou são de má qualidade, deformados. Por conseguinte, a germinação também é reduzida.

É muito difícil não notar o inseto listrado no guarda-chuva de endro

O escudo não difere nas habilidades de camuflagem, nem na velocidade de movimento. A coloração brilhante alerta que é venenosa, mas esse aviso é relevante para os pássaros, e não para as pessoas. Portanto, as pragas podem ser simplesmente coletadas à mão, sacudindo guarda-chuvas em um recipiente de água. Também é eficaz pulverizar plantas afetadas com diclorvos ou aerossóis de pulgas destinados a animais de estimação. A necessidade de processamento contínuo de desembarques, por via de regra, não surge. Uma exceção são os casos de invasão em massa de pragas. Para combatê-lo, são usadas as drogas Novaktion, Atom, Aktara, Zolon.

Como regra, não são necessários meios especiais para combater o inseto listrado, por exemplo, um spray de pulgas comum

Pulgões

Uma das pragas mais "onívoras", afetando a grande maioria das culturas de jardins. Os pulgões se instalam em plantas de colônias inteiras, preferindo folhas jovens e dicas de brotos. O inseto come a seiva da planta, as partes afetadas são deformadas, secas e morrem. Pequenos pontos transparentes são claramente visíveis no brilho neles - os lugares onde o suco é sugado pelas pragas. Ao mesmo tempo, uma camada de placa adesiva aparece na superfície, poluindo a chapa, interrompendo o curso normal do processo de fotossíntese.

O pulgão é uma das pragas de jardim mais "onívoras", o endro também está no escopo de seus interesses.

O pulgão é perigoso não apenas em si, mas também como mascate dos agentes causadores de muitas doenças. Você também precisa se lembrar que ela vive em uma simbiose estável com formigas. Será necessário lutar simultaneamente com esses e outros insetos, caso contrário, o efeito desejado não será alcançado.

Sem se livrar das formigas, é impossível remover pulgões no jardim

A praga não tolera odores fortes e fortes. Flores adequadas, ervas picantes (erva-doce, coentro, hortelã, manjericão, folhas de mostarda) podem ser plantadas ao longo do perímetro da cama com endro. Eles também são usados ​​como matéria-prima para a preparação de infusões, com as quais as plantações são processadas a cada 7 a 10 dias. Também adequados são vagens de pimenta, lascas de tabaco, mostarda em pó, agulhas. Essas mesmas ferramentas ajudarão a lidar com a praga se sua aparência for notada a tempo. Somente a frequência dos tratamentos precisará ser aumentada para 3-4 vezes ao dia.

Existem plantas que atraem pulgões. São malva, petúnia, begônia, feijão. Das árvores, tília, cereja de pássaro e viburno são os mais "perigosos" para o jardim.

A petúnia atrai pulgões, de modo que os canteiros de flores com essas flores são afastados de qualquer cultura de jardim.

No caso de uma invasão maciça de pulgões, as plantações são pulverizadas com qualquer inseticida de ação geral - Confidor-Maxi, Mospilan, Almirante, Iskra-Bio. Geralmente, 2-3 tratamentos suficientes com um intervalo de 3-4 dias. Alguns jardineiros afirmam que a vodka, a Coca-Cola, rega com a adição de algumas gotas de óleo essencial de lavanda, árvore do chá e abeto, produzindo um efeito semelhante.

Vídeo: maneiras de combater pulgões

Prevenir um problema é sempre muito mais fácil do que combatê-lo mais tarde, principalmente se o processo for longe demais. Mesmo uma planta despretensiosa como o endro pode sofrer de doenças e pragas. Portanto, é aconselhável dedicar algum tempo à prevenção. Nada de extraordinário é exigido do jardineiro; medidas simples ajudarão a impedir o desenvolvimento de fungos patogênicos e o ataque de pragas.

Pin
Send
Share
Send