Escolhendo alimentação, fazendeiros e jardineiros são com base na relação de "preço / qualidade." Portanto, ao comprar tente escolher uma estrutura versátil e eficiente. Fertilizantes, como Amofos estão em grande demanda, e hoje olhamos para o quão útil esta mistura.
- Composição de fertilizante mineral
- Como o fosfato afeta as plantas?
- Instruções para o uso de amofos
- Vegetal
- Culturas de raiz
- Fruta
- Berry
- Flores e grama do gramado
- Vantagens do fertilizante mineral
- Precauções para operação
- Termos e condições de armazenamento
Composição de fertilizante mineral
A composição do amofos inclui dois ingredientes principais: fosfato monoamônico e diamônio. As chamadas substâncias de lastro não estão contidas aqui.
Em condições industriais, o amofos é obtido pela adição de amônia ao ácido ortofosfórico. Depois disso, uma substância rica em fósforo (52%) e reforçada com amônia (12%) - os especialistas referem-se a fosfatos facilmente solúveis. Essa relação é considerada o "padrão ouro" para os amofos e só é alcançada se a tecnologia for observada. Alguns observam que não há nitrogênio suficiente (apenas 13%). Mas esta composição é usada principalmente como uma composição fosfórica,e o nitrogênio é necessário apenas como um elemento de fundo.
Como o fosfato afeta as plantas?
Ammofos, tendo essa composição de fertilizante, difere em suas propriedades úteis. Se você inseri-lo seguindo as instruções, os resultados serão os seguintes:
- desenvolvimento de rizoma;
- aumentar a resistência das plantas a fatores climáticos e doenças;
- rendimentos melhorados;
- sabor mais delicado (especialmente para bagas);
- aumentar a vida útil dos produtos coletados.
Instruções para o uso de amofos
O amofos, como qualquer fertilizante, possui características próprias, associadas ao seu uso.
Pode ser usado como meio de aplicação básica e como cobertura. Neste caso, o nitrato de amônio ou outro agente nitrogenado é freqüentemente adicionado em uma proporção igual, o que aumenta o rendimento em 20-30%
O esquema de alimentação sazonal é o seguinte: entre linhas com um intervalo de 10 cm, faça furos de 5 a 8 cm, deixando as plantas com os mesmos 10 cm.
Quando o plantio de mudas nos buracos jogar em 0,5-1 g por metro e misture com o solo. No início da primavera, uma solução é usada ativamente. Em um recipiente grande (na maioria das vezes um barril), os grânulos são preenchidos e diluídos com água na proporção de 1/3. Depois de dar um par de dias para preparar, é recrutado, enquanto o fundo é sedimento visível. Note que esta é uma receita nacional e, para cada cultura, é melhor manter as doses e os métodos de tratamento indicados na embalagem.
Mas há um ponto sobre o qual alguns esquecem: o amofos não deve ser derramado em todas as plantas seguidas. Muitas das hortas e hortas requerem mais superfosfatos saturados. Como fazer já comprou grânulos - leia além disso.
Vegetal
Acontece que, ao cavar para o inverno ou início da primavera, o residente de verão ainda não decidiu o que crescerá especificamente nessa área. Se você quiser plantar legumes, adormeça 20-30 g / quadrado. m, isto é, no sotku deixa 2-3 kg. Quando a fertilização, tentar colocar fertilizante, a dose padrão está na faixa de 5-10 g / m.
As plantas tomam fosfatos de forma diferente. Por exemplo, qualquer método de cebola é adequado para cebolas (somente durante a escavação a concentração é reduzida para 10-20 g / m2). Para as cenouras, a maquiagem é mais favorável (pelo menos 7 g são tomadas por metro).
Culturas de raiz
Ao plantar qualquer linha de beterraba por metro, jogue por 5 gramas. Assim, a fruta futura será mais suculenta.
No caso das batatas, os grânulos são colocados diretamente nos poços, 2 g cada. Isso ajuda não só a aumentar o rendimento, mas também a obter amido.
A dosagem durante a escavação será menor do que para vegetais (de 15 a 25 g / m 2). Ou seja, a mesma área terá um máximo de 2,5 kg.
Fruta
Com tais culturas tudo é simples - você precisa da mesma quantidade que para os vegetais. É verdade que, se o solo estiver bastante saturado, a concentração na escavação pode ser levemente reduzida (até 15 g / m 2). Na primavera, a mesma quantidade é adicionada aos barris de árvores.
Para solos mais pobres, tome 30 g por "quadrado". O make-up passa da maneira padrão, nas mesmas quantidades que para as raízes.
Berry
Essas culturas exigem cuidados mais cuidadosos, especialmente atrás das folhas. No início da primavera, sob o mato, é necessário adicionar 20 g / m 2, mas juntamente com compostos de nitrogênio e potássio.
E para não "superalimentar" as plantas delicadas, metade dos grânulos são despejados nos corredores (máximo de 5 g por metro).
Fertilizantes de fosfato, incluindo amofos, são usados em tais casos mais de uma vez por temporada. Pegue as uvas. Na primavera, o solo sob a videira é tratado com uma solução (400 g / 10 litros de água). As folhas são alimentadas após 10-15 dias, mas já com uma mistura fraca (150 g / 10 l).
Flores e grama do gramado
As mesmas quantidades são usadas como para fruteiras.Aqui devemos levar em conta a resistência da flor varietal a vários aditivos - alguns têm contraindicações claras, embora o amofos entre eles seja raramente encontrado.
Para o gramado, o próprio solo também é importante. Um pouco de terra salina ou desidratada precisa de mais água. Em casos difíceis, quando a grama pode morrer, adicione um extra de 2-3 gramas, mas não mais.
Vantagens do fertilizante mineral
Devido às suas propriedades, o amofos tem várias vantagens sobre superfsofatos:
- adequado para sementeira e alimentação principal;
- melhor absorvido e fixado no solo;
- na manutenção de concentração é seguro para brotos;
- pode ser usado para processar cereais.
Precauções para operação
O trabalho com fertilizante deve ser realizado em luvas. Negligenciar o respirador também não vale a pena. A roupa deve estar apertada e fechada, para que a composição não fique na pele. Após o manuseio, lave as mãos.
No tempo ventoso, é melhor adiar esse trabalho.
Termos e condições de armazenamento
O ammofos ensacado é armazenado de 9 meses a 2 anos. Estude cuidadosamente as informações na embalagem. Para armazenar qualquer lugar seco, o regime de temperatura não importa.
A única coisa - não tem umidade no recipiente. Sim, as pelotas em si são giroscópicas e algumas gotas não fazem mal. Mas se você colocar uma bolsa em um porão úmido e esquecer o inverno inteiro, o fertilizante pode perder suas qualidades, e o fabricante não tem nada a ver com isso.Aprendemos qual é a força dessa composição e como aplicá-la na dacha. Esperamos que com esse conhecimento nossos leitores possam obter altos rendimentos.